A União Europeia e o Reino Unido fecharam um acordo para o Brexit, anunciou nesta quinta-feira (17) o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker. O compromisso ainda precisa ser aprovado pela Comissão e pelo Parlamento britãnico.
“É um acordo justo e equilibrado para a UE e o Reino Unido e é um testamento de nosso compromisso em encontrar soluções”, afirmou Juncker no Twitter, acrescentando que recomendaria à Comissão a aprovação do acordo.
????? Where there is a will, there is a #deal – we have one! It’s a fair and balanced agreement for the EU and the UK and it is testament to our commitment to find solutions. I recommend that #EUCO endorses this deal. pic.twitter.com/7AfKyCZ6k9
— Jean-Claude Juncker (@JunckerEU) October 17, 2019
O anúncio foi feito horas antes da reunião em Bruxelas que reunirá representantes europeus para apreciar e votar o acordo. Posteriormente, o texto deve ser aprovado pelo Parlamento britânico, que já rejeitou três vezes no passado uma proposta de acordo apresentada pela ex-primeira-ministra Theresa May.
Londres e Bruxelas decidiram na sexta-feira passada dar um novo impulso às negociações para tentar alcançar um acordo antes da cúpula europeia, evitando assim uma negociação durante o encontro dos líderes dos países do bloco.
Os negociadores tentam, com o acordo, buscar uma solução para garantir um comércio fluido de bens entre Irlanda, país da UE, e a província britânica da Irlanda do Norte, territórios que já gozam da livre-circulação de seus cidadãos entre ambos países.