O publicitário, ator e produtor cultural Alan Nery, 35 anos, foi eleito como Rei Momo do carnaval de 2023 em Salvador. A escolha aconteceu em um concurso na noite de sexta-feira (10), no Clube Fantoches.
Com essa vitória, o novo Rei Momo está pronto conforme o portal g1 da Bahia, para receber as chaves da cidade durante a folia. A chave será entregue na quinta-feira (15) de carnaval.
A peça é dourada, mede cerca de 80 centímetros e foi produzida com material compensado e madeira de eucalipto.
Todos os recursos usados na confecção da chave foram fornecidos pela Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal), que mobilizou trabalhadores de carpintaria e fibras e faz esse trabalho há 20 anos.
Homenagem ao irmão que também foi rei
A apresentação de Alan contou com uma homenagem ao seu irmão Duzinho Nery, que faleceu em 2021 após lutar contra um linfoma. Alan e Duzinho se revezaram durante alguns anos como reis da folia no carnaval de Salvador e Lauro de Freitas, na região metropolitana.
Em Salvador, Alan venceu o concurso em 2015 e 2017, chegando agora ao terceiro reinado. Seu irmão venceu a disputa em 2016.
Em Lauro de Freitas, Alan venceu em 2014 e Duzinho em 2015 e 2018.
Duzinho foi subsecretário municipal de Cultura entre os anos de 2013 a 2016, criou o Festival Ipitanga de Teatro (FIT) e foi mentor da Cia. Távola de Teatro. Ele também era militante da causa LGBTQIA+, o que o fez ser candidato a vereador no começo dos anos 2000.
O produtor tem publicado dois livros – Das Cinzas uma Rosa e o Diário do Rei – e centenas de poemas. O segundo livro conta as experiências à frente dos reinados momescos das folias de Lauro de Freitas e Salvador.