A região do município da Barra, localizada no Vale do São Francisco, no Oeste da Bahia, ganhará nova transformação 500/138 kV e novo setor de 138 kV na subestação Barra II. O empreendimento faz parte do lote quatro do segundo Leilão de Transmissão de 2024, que aconteceu na última sexta-feira (27), promovido pelo Ministério de Minas e Energia (MME) e a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
O lote 4, leiloado na sede da B3, em São Paulo, irá possibilitar o escoamento do potencial de geração a biomassa e atendimento às cargas agrícolas na região do município baiano de Barra.
Os investimentos previstos para este lote são de R$168 milhões com prazo de conclusão de 51 meses. Além disso, a expectativa é de geração de 395 empregos diretos na fase de construção.
Leilão de transmissão
O Leilão de Transmissão ANEEL 2/2024 prevê investimentos de R$3,35 bilhões, com perspectiva de geração de 7 mil empregos durante a construção dos empreendimentos. A expansão no sistema será de 783 km a partir de novas linhas de transmissão e ampliação da capacidade de transformação em 1.000 MVA, a partir de novas subestações.
Os empreendimentos deste leilão, divididos em 3 lotes, estão localizados nos estados da Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, São Paulo e Santa Catarina. O prazo para operação comercial dos empreendimentos varia de 42 a 60 meses, para concessões por 30 anos, contados a partir da celebração dos contratos.