As obras de ampliação e modernização do Aeroporto Internacional de Salvador, iniciadas oficialmente na última quinta-feira (19), e a inauguração do metrô que deve acontecer nesta semana, vão potencializar o turismo em Lauro de Freitas.
“Para nós é muito importante a ampliação desse equipamento, que é a porta de entrada da Bahia e também da nossa cidade. Parabéns ao governador Rui Costa pela iniciativa. Lauro de Freitas está de portas abertas para comportar este grande empreendimento que vai possibilitar a chegada de muito mais turistas à nossa cidade” afirmou à imprensa a prefeita Moema Gramacho.
O aeroporto, desde janeiro, está sendo administrado pela Vinci Airports que vai investir mais de R$ 2 bilhões na reforma do equipamento. O presidente global da operadora aeroportuária, Nicolas Notebaert, junto com o governador Rui Costa, lacrou uma “capsula do tempo” para simbolizar o início dos trabalhos da empresa francesa, que só será aberta em 2047 quando se encerra o contrato de concessão da Vinci.
“Estamos trazendo um projeto completo, extenso e renovador para a Bahia”, destacou Nicolas Notebaert. A Vinci Airports atua em 36 aeroportos, distribuídos em seis países.
O projeto da Vinci prevê a construção de uma pista auxiliar, um novo terminal de passageiros e a instalação de seis novos fingers (pontes de embarque). Para o governador Rui Costa, com a reforma e ampliação do aeroporto se abrem as portas da Bahia para o Brasil e o mundo. “Estava ansioso por uma gestão inovadora. Esse modelo de aeroporto que temos já deu certo um dia, hoje precisa de renovação e agora teremos todas as intervenções necessárias”.
Rui ressaltou também a integração que haverá quando a Estação do Metrô em Lauro de Freitas for inaugurada. “O aeroporto será assistido pela estação do metrô com ônibus gratuito para o transporte dos passageiros, além de um painel na estação com informações dos voos”. A requalificação do aeroporto tem conclusão prevista para 2019.
História do Aeroporto
A prefeita Moema Gramacho comemorou o investimento que vai beneficiar Lauro de Freitas e lembrou que originalmente o aeroporto, projetado em 1925 pelo engenheiro francês Paul Vachet e reconstruído em 1941 pela Panair do Brasil, se chamava Aeroporto Santo Amaro de Ipitanga, nome do atual município de Lauro de Freitas.
O campo de pouso, além de servir como base avançada dos americanos durante a segunda guerra, recebeu pilotos famosos, entre eles o escritor Antone de Saint Exupery.
Em 1955 foi rebatizado como Aeroporto 2 de Julho, em homenagem à Independência da Bahia. A mudança para Luis Eduardo Magalhães ocorreu após a morte do então deputado, em 1998.
Por Mariana Cedrim