A gestão de Bruno Reis (DEM) em Salvador deve ter algumas mudanças em seu secretariado. As modificações foram colocadas num projeto de autorização enviado na última segunda-feira (14) à Câmara Municipal pelo prefeito ACM Neto (DEM) e foram elogiadas por servidores e políticos, conforme apurou #Acesse Política.
Dentre elas, são destacadas duas pelo site Bahia Notícias. Primeiro, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur), atualmente gerida por Sergio Guanabara. Primeiramente, a pasta irá perder o título do “desenvolvimento” para chamar-se apenas Secretaria Municipal de Urbanismo.
Em relação às atribuições, a Sedur não irá mais cuidar de competências e atividades relacionadas ao desenvolvimento econômico e às parcerias público-privadas e de concessões. Isto agora ficará sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Semdec), que será a substituta da Secretaria Municipal do Trabalho, Esportes e Lazer (Semtel). A Sedur, no entanto, receberá uma demanda que atualmente é da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop): às ações de combate e fiscalização da poluição sonora.
Outro destaque vai para o esporte. Com as modificações feitas da Semtel para a Semdec, as atividades relacionadas à área esportiva irão para a Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre), que incluirá o esporte no seu departamento, passando a denominar-se Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer. Não haverá mudança na sigla.
Nas modificações sugeridas pela nova gestão, estão a extinção do Gabinete do Prefeito, que se chamará Secretaria de Governo (Segov). A Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência (Secis) vai tirar o Inovação do nome, mas vai manter a sigla. O departamento vai para a Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (Semit), única pasta que será criada na gestão de Bruno.