Em entrevista coletiva durante a inauguração do Hospital Ortopédico do Estado, em Salvador, na manhã desta segunda-feira (4) o líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT), falou segundo o A Tarde sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 12/2022, que trata sobre o fim da reeleição no Brasil.
“Eu diria que é quase unanimidade. Acho que é um reconhecimento geral de que a reeleição não foi um bom instituto para a política brasileira. Evidentemente que tem que se ver como é que você introduz o fim da reeleição, para não ofender direitos ou expectativa de direitos”, disse Wagner, que projeta 2030 como o primeiro ano sem reeleição. Os mandatos teriam duração de cinco anos.
Wagner falou também sobre a proposta de colocar as eleições municipais e gerais na mesma data. “Eu acho que não dá para ter eleição de dois em dois anos. Você teria cinco anos, eu diria assim, sem a disputa política, o que possibilita que a gestão seja cuidada nesse período. Essa é a tendência que está dominando e não vejo ninguém contra”, afirmou o senador petista.