sexta-feira 22 de novembro de 2024
Home / NOTÍCIAS / Redes ambientalistas apresentam na AL-BA projeto de implantação do Centro de Educação Socioambiental
segunda-feira 2 de setembro de 2024 às 20:03h

Redes ambientalistas apresentam na AL-BA projeto de implantação do Centro de Educação Socioambiental

NOTÍCIAS


O projeto para a implantação do Centro de Educação Socioambiental na Bahia foi apresentado na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), nesta segunda-feira (9), em seminário promovido pela Frente Parlamentar de Meio Ambiente, presidida pelo deputado Marcelino Galo (PT). Intitulado “A experiência exitosa dos Equipamentos de Educação Ambiental na Galícia, em Espanha, e a oportunidade de colaboração para a implantação dos Centros de Educação e Cooperação Socioambiental na Bahia”, o evento contou com a presença de gestores, pesquisadores e ativistas ambientais.

O objetivo do seminário, segundo o petista, foi mostrar a experiência de um projeto exitoso em Portugal, “já em operação e com repercussão mundial, que poderá balizar o que pretendemos implantar na Bahia”.

Além do proponente do seminário, compuseram a mesa Araceli Serantes Pazos, da Universidade da Coruña, Galícia – Espanha; Jeanne Marie White, diretora do Projeto Caraívas em Pirenópolis e coordenadora do Movimento Pedagogia das Virtudes da União Planetária em Brasília; Marcos Sorrentino, diretor de Educação Ambiental e Cidadania do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima; Lilite Cintra, da Rede de Educação Ambiental da Bahia (Reaba); Zanna Matos, da REA_Iesba – Rede de Educação Ambiental das Instituições de Educação Superior da Bahia; Fábio Barbosa, diretor de Execução das Políticas para a Educação Básica da Secretaria da Educação do Governo do Estado da Bahia; e Tiago Porto, superintendente de Políticas de Planejamento Ambiental da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema).

Experiência

Responsável por apresentar as experiências dos equipamentos ambientais na Galícia, Santander, Segóvia, Navarra, e em Valencia, Araceli Pazos, apontou a necessidade dessas instalações para a saúde do país e do planeta.

Os centros, segundo ela, contam com equipes educativas, trabalham sobre energia sustentável, preservação das matas e das espécies, “que dão apoio para a gestão dos parques, as reservas de biosfera, e o que fazemos é contribuir a essa conservação através de programas e atividades, etc”.

Outros programas estão pensados para fortalecer as pessoas que vivem na comunidade, sua cultura, conhecimentos e saberes. Também incluem experiências recreativas, no meio natural e novas experiências que buscam a transformação ecossocial. “Os centros de referências é para onde vão, quando necessitam informação de qualquer tema ambiental. Oferta de formação específica para todos os públicos, parceria com a universidade e com empresas, coletivos e cooperação com outros países

Proposta

Elaborado coletivamente pelas redes de Educação Ambiental da Bahia (Reaba) e de Educação Ambiental das Instituições de Educação Superior da Bahia (REA_Iesba), o projeto foi apresentado por suas representantes Zanna Matos e Lilite Cintra.

A proposta de projeto, segundo elas, reúne anseio de educadores e profissionais da área e o conteúdo envolve a forma de trabalhar, “que emerge de cada localidade e faz a conexão do que está próximo com o que está distante, as causas da contaminação, relação entre seca e desmatamento, manifestações culturais e suas funções”, disseram.

O documento está dividido em três marcos fundamentais para embasar o detalhamento do projeto executivo: o situacional, o conceitual filosófico e operacional-político. O primeiro, determinando o caminho de construção, o segundo, aportando documentos orientadores, e o último com os elementos necessários para o funcionamento do centro, coerente com o próprio conceito de educação ambiental, com uma governança participativa e democrática, apresentando critérios para a criação do centro e seus objetivos.

Também propõe a destinação de recursos no orçamento para contratação de profissionais, montar equipes e incentivar ações na área. “Esse trabalho é resultado da nossa ousadia, da nossa coragem, para não deixar morrer esse sonho coletivo de participar do resgate da nossa humanidade”, reforçaram.

Veja também

Bolsonaro pode ser preso após indiciamento? Entenda os próximos passos do processo

Jair Bolsonaro (PL) foi indiciado pela Polícia Federal nesta quinta-feira (21) pelos crimes de abolição …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!