Desde o início desta semana o Complexo de Saúde da Itinga e o Hospital Municipal Jorge Novis em Lauro de Freitas passaram a realizar os exames de ultrassom (usg) morfológica, tireoide, transvaginal e obstétrica com doppler. O recurso associado a ultrassom gera imagens do movimento de tecidos e fluidos corporais capazes de avaliar a circulação dos vasos sanguíneos e o fluxo de sangue em um determinado órgão ou região do corpo.
O secretário da Sesa, Vidigal Cafezeiro, explica que o usg com doppler é um exame simples, rápido, seguro, eficaz e não invasivo, e pode ser de extrema utilidade para o “diagnóstico precoce das doenças da tireoide, como nódulos e doenças inflamatórias autoimunes. O exame possibilita a visualização de pequenas alterações da tireoide, cada vez mais precocemente”, disse.
O coordenador da Central de Regulação, Alan Reis, explica que estes exames deixaram de ser realizados em Lauro de Freitas em 2014 com a extinção da Clínica Bem Querer e que desde 2017 estão sendo retomados. “Além de implantar estas modalidades de ultrassons com doppler, em Lauro de Freitas ampliamos ultrassons de partes moles, parede abdominal, inguinal, mama, tireoide e obstétrica”, detalhou.