A recuperação da atividade empresarial da zona do euro ganhou ritmo no mês passado, com crescimento acelerado no setor de serviços, mostrou uma pesquisa, fornecendo a mais recente evidência de que o bloco monetário evitará uma recessão.
O Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) composto da S&P Global, visto como um bom barômetro da saúde econômica geral, subiu para um pico em oito meses de 52,0 no mês passado, de 50,3 em janeiro, um pouco abaixo de leitura preliminar de 52,3.
Fevereiro marcou seu segundo mês consecutivo acima da marca de 50 que separa crescimento de contração.
“Uma expansão retumbante da atividade empresarial em fevereiro ajuda a aliviar as preocupações de uma recessão na zona do euro, por enquanto”, disse Chris Williamson, economista-chefe de negócios da S&P Global.
“Há sinais claros de que a confiança empresarial se recuperou das mínimas observadas no final do ano passado, impulsionada por menos preocupações com o mercado de energia, bem como sinais de que a inflação atingiu o pico e os riscos de recessão diminuíram.”
O índice de produção futura, uma medida de otimismo sobre os próximos 12 meses, subiu para 61,2 em fevereiro de 60,4, sua maior leitura em um ano.
Um PMI que cobre o setor de serviços saltou de 50,8 para 52,7, logo abaixo da leitura preliminar de 53,0.