Pesquisa Real Time Big Data contratada pela Record TV divulgada nesta segunda-feira (30) mostra que o ex-governador Amazonino Mendes (Cidadania) lidera numericamente a corrida para o governo do Amazonas, com 29% das intenções. Em seguida, aparece o atual governador, Wilson Lima (União Brasil), com 23% e, portanto, empatado tecnicamente com o primeiro colocado pela margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.
O senador Eduardo Braga (MDB) tem 17% dos votos e, portanto, empata na margem de erro com Lima, mas não alcança Amazonino.
Em comparação com a pesquisa anterior, de abril deste ano, Amazonino oscilou negativamente dentro da margem de erro, saindo de 32% para 29%. Já Wilson Lima cresceu, indo de 19% para 23%. Eduardo Braga se manteve estável em 17%.
O instituto ouviu 1.500 eleitores do Amazonas com 16 anos ou mais, por telefone, entre 27 e 28 de maio. O nível de confiança é de 95%. O registro da pesquisa no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) é AM-04632/2022.
Veja os cenários testados pela pesquisa:
Cenário 1 – Estimulada
- Amazonino Mendes (Cidadania) – 29%
- Wilson Lima (União Brasil) – 23%
- Eduardo Braga (MDB) – 17%
- Ricardo Nicolau (Solidariedade) – 6%
- Henrique Oliveira (Podemos) – 4%
- Carol Braz (PDT) – 3%
- Marcelo Amil (PSOL) – 1%
- Brancos e nulos: 9%
- Não sabem ou não responderam: 8%
Cenário 2 – Estimulada
A pesquisa também testou um segundo cenário, sem a presença de Amazonino Mendes, e com a inclusão de Plínio Valério (PSDB). O governador Wilson Lima (União Brasil) e o senador Eduardo Braga (MDB) ficam empatados tecnicamente, com 26% e 22% das intenções, respectivamente.
- Wilson Lima (União Brasil) – 26%
- Eduardo Braga (MDB) – 22%
- Plínio Valério (PSDB) – 13%
- Ricardo Nicolau (Solidariedade) – 8%
- Henrique Oliveira (Podemos) – 5%
- Carol Braz (PDT) – 4%
- Marcelo Amil (PSOL) – 1%
- Brancos e nulos: 10%
- Não sabem ou não responderam: 11%
Disputa pelo Senado
A pesquisa Real Time Big Data também testou a disputa pelo Senado no Amazonas. O cenário é bem semelhante à pesquisa de abril, com oscilações de 1 ou 2 pontos percentuais para os candidatos.
A única lista levantada inclui cinco nomes, inclusive do ex-prefeito de Manaus Arthur Virgílio Neto (PSDB), que lidera a corrida numericamente. Em seguida, e empatados na margem de erro com Virgílio Neto, aparecem o senador Omar Aziz (PSD) e Coronel Menezes (PL).
Já Luiz Castro (PDT) empata tecnicamente com Aziz e Menezes, mas não alcança Virgílio Neto. O último na lista, Chico Preto (Avante), alcança somente Castro na margem de erro.
Estimulada – Senador:
- Arthur Virgílio Neto (PSDB): 22%
- Omar Aziz (PSD): 16%
- Coronel Menezes (PL): 16%
- Luiz Castro (PDT): 10%
- Chico Preto (Avante): 7%
- Brancos e nulos: 15%
- Não sabem ou não responderam: 14%