Pesquisa Real Time Big Data, realizada por telefone e divulgada pela Record hoje, aponta que a deputada federal Marília Arraes (Solidariedade) oscilou um ponto positivamente na corrida para o governo de Pernambuco, com 28% das intenções de voto. Quatro candidatos empatam tecnicamente em segundo na pesquisa estimulada—quando os nomes são apresentados aos entrevistados.
Na pesquisa anterior de junho, Marília tinha 27%, Já a ex-prefeita de Caruaru Raquel Lyra (PSDB) caiu de 18% para 14%.
No levantamento de hoje, Lyra aparece empatada dentro da margem de erro, que é de 3 pontos para mais ou para menos, com Anderson Ferreira (PL), Danilo Cabral (PSB) e Miguel Coelho (União Brasil), que aparecem com 14%, 12% e 9%, respectivamente.
Os demais candidatos também empatam entre si, mas não alcançam os cinco primeiros. João Arnaldo (PSOL), Wellington Carneiro (PTB) e Jones Manoel (PCB) têm 1% cada. Já Esteves Jacinto (PRTB), Jadilson Bombeiro (PMB) e Claudia Ribeiro (PSTU) não pontuaram.
O instituto entrevistou 1.500 eleitores de Pernambuco, pelo telefone, entre os dias 5 e 6 de agosto. O nível de confiança é de 95%. A pesquisa foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número PE-02870/2022.
Veja os cenários:
Estimulado
- Marília Arraes (Solidariedade): 28%
- Raquel Lyra (PSDB): 14%
- Anderson Ferreira (PL): 14%
- Danilo Cabral (PSB): 12%
- Miguel Coelho (União Brasil): 9%
- João Arnaldo (PSOL): 1%
- Wellington Carneiro (PTB): 1%
- Jones Manoel (PCB): 1%
- Esteves Jacinto (PRTB): 0%
- Jadilson Bombeiro (PMB): 0%
- Claudia Ribeiro (PSTU): 0%
- Branco/Nulo: 9%
- Não sabe/Não respondeu: 11%
Pesquisa espontânea
No cenário espontâneo, quando os entrevistados podem apontar qualquer nome para seu voto, Marília também lidera com 15%. Na pesquisa anterior, Marília e Lyra empatavam tecnicamente com 11% e 7%, respectivamente.
Agora, Raquel Lyra ficou com 8%. Em segundo lugar, ela empata tecnicamente com Anderson Ferreira, Danilo Cabral e Miguel Coelho. Além disso, 48% dos eleitores disseram não saber em quem votar ainda.
- Marília Arraes (Solidariedade): 15%
- Raquel Lyra (PSDB): 8%
- Anderson Ferreira (PL): 7%
- Danilo Cabral (PSB): 5%
- Miguel Coelho (União Brasil): 4%
- Branco/Nulo: 13%
- Não sabe/Não respondeu: 48%
Senado
A pesquisa também questionou os eleitores sobre a vaga do Senado pelo estado. Foi testado apenas um cenário, de forma estimulada. Nele, há empate técnico entre Teresa Leitão (PT), com 18%, e Gilson Machado (PL), que tem 15%. Este também empata na margem de erro com André de Paula (PSD), que aparece com 10%
Também empatam entre si Guilherme Coelho (PSDB), com 3%, e Carlos Andrade Lima (União Brasil) e
Eugênia Lima (PSOL), com 1% cada. Já Dayse Medeiros (PSTU), Teio Ramos (PMB) e Roberta Rita (PCO) não pontuaram.
O levantamento de agora não pode ser comparado com o anterior. Isso porque nomes diferentes foram apresentados ao eleitor.
- Teresa Leitão (PT): 18%
- Gilson Machado (PL): 15%
- André de Paula (PSD): 10%
- Guilherme Coelho (PSDB): 3%
- Carlos Andrade Lima (União Brasil): 1%
- Eugênia Lima (PSOL): 1%
- Dayse Medeiros (PSTU): 0%
- Teio Ramos (PMB): 0%
- Roberta Rita (PCO): 0%
- Branco/Nulo: 26%
- Não sabe/Não respondeu: 26%
O Real Time Big Data foi fundado em 2015, tem sede em São Paulo e fez sua primeira pesquisa presidencial em 2018, sempre por telefone e com financiamento principal da TV Record.