Range Rover muda estratégia do Velar no Brasil, que passa a chegar apenas na versão Dynamic HSE por R$ 643.950
Agora um conglomerado que trata as marcas Defender, Range Rover e Discovery de forma independente, a Land Rover está mudando sua estratégia com lançamento do Range Rover Velar 2024 no Brasil. As novidades vão além do visual atualizado, diz Henrique Rodriguez, em matéria da Quatro Rodas.
Agora o Range Rover Velar é vendido no Brasil apenas na versão Dynamic HSE, sem toda a proposta esportiva das versões R-Dynamic S e R-Dynamic HSE, descontinuadas no exterior, e que eram oferecidas até então.
O SUV intermediário da Range Rover também abandona em definitivo no Brasil o motor seis cilindros 3.0 Ingenium híbrido leve, de 340 cv.
O novo padrão na linha é o conjunto chamado P404, uma mecânica híbrida plug-in que combina o quatro-cilindros 2.0 turbo de 300 cv com um elétrico de 143 cv. Combinados, somam até 404 cv e torque de 65,2 kgfm.
Essa mecânica já era oferecida na linha 2023, mas ganha o apoio de uma bateria de lítio maior, que passou dos 17,1 kWh para 19,2 kWh, aumentando a autonomia elétrica de 53 para 64 km, de acordo com a fabricante. Ela pode ser recarregada em carregadores rápidos a até 50 kW, o que leva cerca de 30 minutos.
A fabricante também declara 0 a 100 km/h em apenas 5,4 s e que o SUV chega aos 209 km/h de máxima.
Com a mudança na versão, o Range Rover Velar Dynamic HSE P404 parte dos R$ 643.950, uma redução importante frente aos R$ 741.950 da versão R-Dynamic HSE P340 2023.
Como é o Range Rover Velar 2024
Posicionado entre o Evoque e o Range Rover Sport, o Velar tem diferenças principalmente na dianteira. O para-choque ganhou duas entradas de ar nas extremidades e a grade agora tem novo desenho, trocando os favos de mel por retângulos, e os faróis também tem nova assinatura. A versão Dynamic HSE se destaca por ter detalhes acobreados na carroceria por padrão.
Os mesmos detalhes estão na cabine, onde o novo Velar recebeu central multimídia de 11,4 polegadas com o novo sistema Pivi Pro, compatível com Apple CaPlay e Android Auto sem fio. Esta tela dispensa uma outra, no console, que comandava o ar-condicionado e os sistemas da tração.
O silêncio na cabine é algo esperado de um híbrido, mas o Velar ainda tem sistema de som com sistema anti-ruído, capaz de identificar frequências externas e processar um cancelamento que diminui em até 4 decibéis os barulhos indesejáveis.