A Ram apresentou no Brasil a Classic, uma picape premium que tem sob o capô um motor Hemi V8. A muscle truck será a nova porta de entrada da marca no país.
Produzida no México, na fábrica de Saltillo, a Ram Classic estará disponível a partir de 15 de setembro nas 58 concessionárias da marca. A primeira versão a chegar será a Laramie. Na sequência, a linha será reforçada pela opção Laramie Night Edition.
As cores disponíveis são Preto Diamond, Branco Bright, Azul Patriot, Granito Cristal e Vermelho Delmonico para a Laramie, que se destaca pelo acabamento externo com grade, logotipos, rodas, para-choques e retrovisores cromados.
Já a Laramie Night Edition tem essas partes pintadas de preto e os para-choques na cor da carroceria, que pode ser Vermelho Flame, Preto Diamond, Branco Bright e Granito Crystal. O revestimento interno é sempre preto e de couro com costuras brancas e com apliques prateados, dourados e imitando madeira.
Motor
A Ram Classic abriga o motor Hemi V8 de 5,7 litros, que entrega 400 cv a 5.600 rpm e torque de 556 Nm a 3.950 rpm, o que a torna a picape mais potente do Brasil. A transmissão é automática de oito marchas TorqueFlite. Os comandos do câmbio são feitos pelo seletor rotativo no painel e há um sistema inteligente. Por exemplo, ao desligar o motor com o câmbio em D (Drive), o seletor vai automaticamente para a posição P (Park).
Quanto aos modos de tração, a caixa de transferência da BorgWarner do tipo part-time tem as opções 4×2, 4×4 High e 4×4 Low (reduzida). O motorista controla tudo eletronicamente, por meio dos botões abaixo do seletor do câmbio, no painel de instrumentos.
Uma das tecnologias do propulsor é o sistema de desativação de cilindros (MDS), no qual a central eletrônica corta a alimentação de combustível, as faíscas das velas e fecha as válvulas de admissão e escape em quatro dos oito cilindros durante acelerações leves, como em velocidades constantes na cidade ou estrada, quando a potência total não é necessária. Dessa forma, o consumo pode ser reduzido em até 20%, diz a marca.
Exterior
A frente da Classic é uma homenagem à segunda geração das picapes Ram, de 1993. Os LEDs âmbares integrados fazem os papéis de luz de rodagem diurna (DRL) e indicador de direção. Já as lanternas traseiras são formadas por 15 LEDs.
O modelo tem duas saídas de escapamento e as rodas de alumínio de 20 polegadas – com desenho de cinco raios, na versão Laramie elas são prateadas, enquanto na Laramie Night Edition a pintura delas é preta.
Equipamentos
No interior, os destaques estão por conta do ar-condicionado digital de duas zonas e com saídas traseiras, bancos dianteiros com ajustes elétricos em 10 posições com duas memórias para o motorista, câmera de ré com linhas ativas e sensores traseiros de estacionamento, central multimídia Uconnect com tela tátil de 8,4”, sistema de som premium Alpine com 9 alto-falantes, subwoofer de 10” e 506 W de potência, tapetes de borda elevada, tomada de 110 V no painel e volante de couro com aquecimento.
Segurança
Em relação à segurança, a Ram Classic tem seis airbags (frontais, laterais e de cortina), assistente de partida em rampa (HSA), controles de tração e estabilidade e de mitigação de rolagem da carroceria, freios a disco nas quatro rodas com Brake Assist, que aproxima as pastilhas em caso de chuva, além do controle de oscilação de reboque (TSC), que impede que o implemento se desgoverne.
Caçamba
Com 1.424 litros de capacidade volumétrica, a caçamba da Ram Classic tem um revestimento protetor por toda a superfície e iluminação de LED na lateral e no alto (na terceira luz de freio). Do lado de fora, a preparação para o gancho de reboque é de fábrica. A picape pode rebocar até 3.534 kg.