A RAM 2500 é uma picape tão grande que devido ao seu peso bruto total acaba sendo equiparada aos caminhões. São 6,03 m de comprimento, 2 m de largura, 1,97 m de altura e 3,41 toneladas do mais puro american way of life. A capacidade de carga é de 1.030 kg na caçamba e é possível rebocar até 7.750 kg, o que exige uma habilitação categoria C.
Isso inclui pequenos dissabores, como a realização periódica de exame toxicológico, limites de velocidade mais baixos e restrições de circulação urbana em determinados horários: situações que comprometem ainda mais a praticidade da enorme picape.
É o preço para se desfrutar do motor Cummins ISB de seis cilindros em linha 6.7 turbo de 330 cv (a 2.800 rpm) e 104 kgfm (a 1.600 rpm), junto ao câmbio automático de seis marchas.

Ainda que desempenho esteja longe de ser prioridade, a 2500 acelera de 0 a 100 km/h em 10,7 s, agilidade notável considerando seu peso. Nem faça questão de saber a velocidade máxima: lembre-se de que por se tratar de um veículo pesado sua velocidade estará limitada a 90 km/h.

A tração 4×4 (com reduzida) é do tipo temporário e deve ser acionada apenas em pisos de baixa aderência. O balanço traseiro pronunciado e os 3,79 metros entre os eixos são limitações ao fora de estrada, mas dificilmente a RAM 2500 ficará atolada.

Reestilizada no modelo 2020, a RAM 2500 teve o motor recalibrado, chegando a 365 cv (2.600 rpm) e 110 kgfm (1.800 rpm). Também ficou mais equipada: faróis de led, câmera 360o, vidros com isolamento acústico, monitoramento de ponto cego, alerta de tráfego cruzado, acendimento automático dos faróis e sensor de chuva. A série Night Edition trocou os cromados da carroceria por detalhes pretos e recebeu acabamento interno escuro.
Apesar da robustez, a RAM 2500 exige cuidados na manutenção: motor, câmbio e outros sistemas precisam de mão de obra especializada e as peças de reposição são caras, mesmo considerando o valor da picape.

Problemas e defeitos da RAM 2500
Câmbio automático A transmissão pode apresentar superaquecimento, trepidação do conversor de torque e falhas nos discos de embreagem, por mau uso ou falta de manutenção. Vareta de medição de óleo e tubo de ventilação foram alvo de recall.
Freio ABS Pode apresentar problemas no módulo de controle eletrônico (que sofreu um recall para atualização do software) ou na unidade hidráulica do sistema (bomba hidráulica e válvulas solenóides).
Sistemas antipoluição Filtro de partículas (DPF), recirculação de gases (EGR) e redução catalítica seletiva (SCR) devem estar em ordem, ou pode ser autuado por crime ambiental pela PRF
e outros órgãos de fiscalização.

Turbo Evite unidades que sofreram alterações no módulo do gerenciamento do motor (remap), que aumentam a poluição, comprometem a vida útil do turbo e a lubrificação do motor.
Coluna de direção Modelos 2016 a 2018 podem sofrer desacoplamento da barra de direção, enquanto modelos 2023 a 2024 podem impedir o acionamento do airbag do motorista. Os problemas motivaram a convocação de dois recalls: consulte o concessionário mais próximo.
A voz do dono
Nome: Antonio Wilson Moreira
Idade: 39 anos
Profissão: agricultor
Cidade: Campo Mourão (PR)
O que eu adoro:
“É um brinquedão para viajar longas distâncias com a família toda. As suspensões transformam qualquer tipo de estrada em um tapete e o motor garante ultrapassagens seguras mesmo com carga total.”
O que eu odeio:
“O custo de manutenção é praticamente o mesmo de um caminhão: motor e câmbio exigem mão de obra especializada e
as peças estão longe de ser acessíveis, mesmo no mercado paralelo.”
Preço das RAM 2500 usadas* (KBB)

Preço das peças da RAM 2500

Teste de pista (com diesel)
ACELERAÇÃO | |
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de 0 a 100 km/h: | 10,7 s |
de 0 a 1000 m: | 31,8 s – 165,5 km/h |
VELOCIDADE MÁXIMA: | – |
RETOMADAS | |
de 40 a 80 km/h: | 4,5 s |
de 60 a 100 km/h: | 5,9 s |
de 80 a 120 km/h: | 7,2 s |
FRENAGENS | |
60 / 80 / 120 km/h a 0: | 18,5 / 31 / 73,1 m |
CONSUMO | |
Urbano: | 5,3 km/l |
Rodoviário: | 7,3 km/l |
RUÍDO INTERNO | |
Neutro / RPM máximo: | 49,6 / 72,7 dBA |
80 / 120 km/h: | 62,2 / 67,5 dBA |
AFERIÇÃO | |
Velocímetro / real: | 100 / 98,8 km/h |
Rotação do motor a 100 km/h em D: | 1.400 rpm |
Volante: | 3,4 voltas |
SEU BOLSO | |
Preço: | R$ 249.900 |
Garantia: | 3 anos |
Concessionárias: | 46 |
Seguro: | n/d |
Ficha Técnica – Ram 2500
Motor | turbodiesel, diant., longitudinal, 6 cilindros, 6 690 cm³, 107 x 124 mm, 16,2:1, 330 cv a 2 800 rpm, 104 mkgf a 1 600 rpm |
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Câmbio | automático, sequencial, 6 marchas, tração integral |
Direção | hidráulica, 13,4 m (diâmetro de giro) |
Suspenção | multilink (diant.), eixo rígido (tras.) |
Freios | discos ventilados |
Pneus | 265/70 R18 |
Peso | 3.410 kg |
Peso/potência | 10,33 kg/cv |
Peso/torque | 32,79 kg/mkgf |
Dimensões | comprimento, 603 cm; largura, 200,9 cm; altura, 197,4 cm; entre-eixos, 379,7 cm; caçamba, 1.240 l; tanque de combustível, 117 l |
Equipamentos de série | ar-condicionado digital bizona na dianteira e com saída para o banco traseiro, trio elétrico, chave presencial, bancos elétricos com ventilação e aquecimento, volante multifuncional com ajuste de altura e aquecimento, sensor de estacionamento na dianteira e na traseira, câmera de ré, piloto automático, computador de bordo, multimídia de 8,4 polegadas |
Nós dissemos:
Janeiro de 2016 “Apesar de ser consumida por picapeiros, a Ram 2500 é, em essência, um caminhão. Tanto que, para dirigi-la, é preciso ter carteira de habilitação categoria C. (…) O motor segue sendo um 6-cilindros em linha de 6,7 litros, turbodiesel, mas com muito mais competência: a potência saltou de 310 para 330 cv e o torque de 84 para descomunais 104 mkgf.”
Pense também em um:
Ford F-250 Super Duty As poucas unidades oferecidas foram trazidas por importadores independentes, mas o motor V8 Power Stroke turbo diesel faz a procura valer a pena: são 446 cv e 127,9 kgfm, transmitidos às quatro rodas por uma transmissão automática de seis marchas. É comum encontrar versões com ar-condicionado, multimídia, piloto automático, entre outros itens.