Donos de startups, potenciais empreendedores e o público interessado em inovação e novas tecnologias, têm um encontro marcado, neste próximo sábado (18), na quinta edição do Startup Day.
O evento, considerado como um dos mais importantes no segmento de startups no Brasil, é uma oportunidade para a troca de experiências, conhecimento e realização de negócios. A expectativa do Sebrae é superar a marca de 30 mil participantes, alcançada em 2018. As unidades do Sebrae, distribuídas por todos os estados e Distrito Federal, terão uma programação própria, onde o tema principal será o ecossistema e a tendência à transformação digital.
“Este ano, alguns estados irão fazer transmissões de seus eventos por meio das redes sociais para que todos possam compartilhar suas experiências”, explica a analista da Unidade de Inovação, Cristina Mieko. Segundo ela, na edição de 2019 cada estado preparou uma programação que proporciona capacitação compartilhamento de experiências e conexão com o ecossistema de inovação, inclusive nos municípios. Além disso, as unidades do Sebrae em todo o país também terão regras próprias para a realização de inscrições, que podem ser feitas pelo site www.sebrae.com.br/startupday .
As novas tecnologias estão revolucionando as relações de consumo e criando novos mercados a cada dia. Com isso, o crescimento do setor de startups no Brasil tem sido vertiginoso. Em 2012, existiam 2.519 empresas cadastradas na Associação Brasileira de Startups (ABStartups). Em apenas sete anos, esse número já supera a marca de 10 mil empresas. Um crescimento de quase 300%. Os setores onde as startups mais têm se destacado são educação (edutechs), agronegócio (agrotechs), finanças (fintechs), internet, propaganda, comunicação, comércio eletrônico e saúde e bem-estar. Também há um número expressivo de startups nos setores de logística e mobilidade urbana, entretenimento, eventos e turismo.
O Startup Day é um evento idealizado pelo Sebrae e co-criado com o ecossistema de inovação que acontece, simultaneamente, em todo o Brasil. O Sebrae entra com infraestrutura e o ecossistema de inovação desenvolve uma programação com voluntários que são referência para falar sobre empreendedorismo e inovação. A dinâmica de construção do evento é toda de forma colaborativa, privilegiando sempre as demandas e necessidades do ecossistema de inovação de cada local.
Núméros da 4ª edição do Startup Day – maio de 2018
• 26 estados;
• 57 cidades;
• Mais de 100 parceiros institucionais;
• Mais de 300 painelistas voluntários.