sexta-feira 24 de janeiro de 2025
Foto: Divulgação
Home / DESTAQUE / “Quero os EUA do nosso lado tanto quanto quero a China”, diz Lula
quarta-feira 14 de agosto de 2024 às 11:55h

“Quero os EUA do nosso lado tanto quanto quero a China”, diz Lula

DESTAQUE, NOTÍCIAS


O presidente Lula da Silva (PT) falou, nesta quarta-feira (14), sobre o reforço da relação com a China. Em novembro, após a cúpula do G20 no Rio de Janeiro, o chefe do Executivo deseja receber em Brasília Xi Jinping, presidente chinês.

“Depois do G20, eu tenho bilateral aqui em Brasília com a China. É uma reunião em que vamos discutir a parceria estratégica com a China de longo prazo. Queremos ser uma economia mais forte, não pense que quando falo da China quero brigar com os Estados Unidos, quero os Estados Unidos do nosso lado tanto quanto quero a China. Quero saber onde entramos, com quem eu vou dançar”, afirmou, no evento Diálogos Capitais, na Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Lula disse que a China “virou um problema, não para nós, mas para os países capitalistas que exploravam a mão de obra quase escrava”.

Mercosul está disposto a assinar acordo e UE que ‘se vire com a França’, diz Lula

O presidente Lula da Silva (PT), afirmou ainda nesta quarta-feira (14) que os países do Mercosul estão dispostos a assinar o acordo com a União Europeia. O chefe do Executivo disse que a assinatura, agora, depende do bloco europeu, e comentou que o grupo “que se vire” com a França e a resistência que o país tem com os produtos do Mercosul.

“Nós estamos prontos para firmar o acordo Mercosul e União Europeia. Agora, depende da União Europeia, porque nós aqui já decidimos o que queremos, e já nos comunicamos eles”, disse Lula, durante sessão de abertura do fórum Um Projeto de Brasil, do novo ciclo da série Diálogos Capitais, promovido pela revista Carta Capital, nesta quarta-feira (14).

E completou: “A União Europeia que se vire com a França que tem dificuldade com os produtos agrícolas brasileiros, certamente teria que disputar com nosso queijo de minas, nosso vinho do Rio Grande do Sul.”

A França é relutante a produtos do Mercosul, uma vez que é a principal favorecida pelo mercado agrícola fechado da União Europeia.

Lula disse já ter comunicado sobre a posição do Mercosul à presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.

“Agora só depende deles, não depende de nós”, afirmou o presidente da República.

Veja também

Contas externas do governo Lula têm saldo negativo de US$ 56 bilhões em 2024

As contas externas do país registraram saldo negativo em 2024, chegando a US$ 55,966 bilhões, …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!