A Embaixada da China no Brasil informou que o chefe de Estado Xi Jinping enviou o vice-presidente Wang Qishan para liderar a delegação chinesa na posse de Lula. Nesta quinta, o ministro Wang Wenbin, das Relações Exteriores, disse que a diplomacia entre os dois países é estratégica.
A convite do governo brasileiro, o representante especial do Presidente Xi Jinping, o Vice-Presidente Wang Qishan, liderará uma delegação ao Brasil para a posse presidencial da Sua Excelência o Senhor Luiz Inácio Lula da Silva, no dia 1 de janeiro de 2023 https://t.co/Usg9x749aa
— Embaixada da China no Brasil (@EmbaixadaChina) December 29, 2022
“A próxima viagem do vice-presidente Wang Qishan ao Brasil, como representante especial do presidente Xi Jinping, para a posse presidencial de Luiz Inácio Lula da Silva fala da grande importância que a China atribui ao Brasil e às nossas relações bilaterais”, disse Wenbin.
“Acreditamos que esta visita dará um forte impulso à nossa parceria estratégica abrangente e a levará a novos patamares, trazendo mais benefícios para os países e povos e contribuindo para a paz, estabilidade e prosperidade regional e global”, seguiu o ministro chinês.
Wang Wenbin destacou a posição da China e do Brasil como grandes países em desenvolvimento e “importantes mercados emergentes” e da relação bilateral desenvolvida de forma sólida há 48 anos.