Depende. O eleitor que mora em uma cidade onde a biometria é obrigatória e não fizer o recadastramento corre o risco de ter o seu título cancelado e de não conseguir votar nas eleições.
Se a realização da biometria ainda não estiver finalizada no seu estado, é possível votar sem ter feito o recadastramento.
Mas é importante que você agende a biometria no cartório eleitoral da sua zona eleitoral a o mais rápido possível, para garantir que esteja em dia com a Justiça Eleitoral.
Como o recadastramento está sendo implantado aos poucos é preciso verificar a situação do seu local de voto. Se você ainda não fez ou não sabe se precisa fazer a biometria, deve entrar em contato com cartório eleitoral da zona onde vota.
Como saber se preciso fazer a biometria
Para saber se você deve fazer a biometria, vá até o cartório da sua zona eleitoral ou consulte o endereço no site do TSE.
Para agilizar os atendimentos, alguns estados fazem o pré-atendimento eleitoral pela internet. Para agendar siga os seguintes passos:
- acesse a página do “Título Net” no site do TSE;
- clique em “Iniciar requerimento”;
- preencha todos os dados pessoais solicitados;
- insira o texto que aparece na imagem;
- clique em “Confirmar”.
Depois de terminar o preenchimento dos dados solicitados será gerado um número de protocolo e o eleitor terá até 5 dias para ir à unidade de atendimento da Justiça Eleitoral na data agendada. É preciso levar o protocolo gerado e os documentos necessários.
Se o eleitor não comparecer em 5 dias o pedido será anulado e será necessário fazer um novo agendamento.
Os prazos para fazer o agendamento e a biometria são decididos em cada cidade. Por isso, é muito importante que você consulte a sua zona eleitoral para saber se precisa fazer o recadastramento biométrico.
Como fazer o recadastramento biométrico
Para fazer a biometria, vá até o cartório eleitoral onde está inscrito e leve os seguintes documentos:
- documento de identificação original: carteira de identidade (RG), certidão de nascimento, certidão de casamento (quando casado), carteira de trabalho ou carteiras expedidas por órgãos estabelecidos por de leis federais (OAB, CRM, CREA etc);
- comprovante de residência no nome do eleitor (original e recente);
- comprovante de quitação do serviço militar (apenas para os maiores de 18 anos do sexo masculino).
Como consultar a situação do título de eleitor?
Para consultar a situação do título de eleitor e saber se ele está regular ou se foi cancelado, o eleitor pode fazer uma consulta diretamente no site do TSE.
Para isso é preciso acessar o link da consulta à situação eleitoral. Preencha os seguintes dados:
- nome ou número do título de eleitor,
- data de nascimento,
- clique na caixa “não sou um robô”,
- clique em “consultar”.
Depois de completar o preenchimento dos dados serão exibidas as informações sobre o título de eleitor. No item situação será exibida a informação de título regular ou título cancelado.