sexta-feira 22 de novembro de 2024
Foto: Reprodução
Home / Mundo / MUNDO / Quem ganha e quem perde com o aumento das taxas de juros do BCE
segunda-feira 18 de julho de 2022 às 14:11h

Quem ganha e quem perde com o aumento das taxas de juros do BCE

MUNDO, NOTÍCIAS


O Banco Central Europeu (BCE) encerrará, na próxima quinta-feira (21), um capítulo de sua política monetária elevando suas principais taxas de juros, com o objetivo de conter a inflação descontrolada. Este aumento, o primeiro desde 2011, terá repercussões para muitos agentes econômicos.

Os bancos comerciais obtêm sua liquidez do Banco Central Europeu. Ao aumentar sua taxa de refinanciamento, uma de suas três principais taxas, o BCE cobrará mais por essa liquidez. E por causa do efeito dominó, os bancos repassarão esses aumentos para seus clientes.

A compra de uma casa será mais complicada: o aumento dos preços dos imóveis, que já é perceptível há vários meses, deve continuar.

As empresas, que tiveram fácil acesso ao crédito nos últimos anos, também devem ser afetadas. Os bancos podem, por exemplo, recusar empréstimos para projetos arriscados.

No entanto, “os custos de financiamento imobiliário dependem apenas parcialmente das taxas de juros oficiais do BCE e também são determinados pela oferta e demanda ou pela credibilidade do mutuário”, diz Andreas Lipkow, analista da Comdirect.

Benefícios para os poupadores

Nos últimos anos, os bancos tinham que pagar 0,5% quando depositavam dinheiro no BCE. Era uma forma de incentivá-los a injetar sua liquidez na economia.

O resultado foi que muitas entidades repassavam essa cobrança a seus clientes na forma de “comissão de custódia” caso o saldo de suas contas correntes ultrapassasse determinado valor.

Agora esse custo adicional vai desaparecer.

Veja também

Eliminação da violência contra a mulher é tema de sessão especial na AL-BA

Nesta sexta-feira (22), logo mais às 9h, no Plenário do Palácio Deputado Luís Eduardo Magalhães, …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!