O presidente Lula da Silva (PT) nomeou esta semana o advogado Marcos Rogério de Souza como secretário especial para Assuntos Jurídicos da Casa Civil. Ele substitui Wellington César de Lima e Silva, indicado por Lula para ser advogado-geral da Petrobras.
Até então secretário-adjunto da SAJ, Marcos Rogério é mestre em Direito pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) e tem especialização em Direito Constitucional pelo Instituto Brasiliense de Direito Público, o IDP. Foi indicado para assumir a secretaria pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa.
Já foi lotado na liderança da Minoria no Senado, sob a chefia de Jean Paul Prates (PT), que deixou a Casa ao fim de 2022.
Cabe à SAJ, além de outras funções, fazer a análise jurídica de todas as propostas legislativas elaboradas pelo governo federal. O titular do órgão despacha dentro do Palácio do Planalto, próximo ao presidente.
Com a efetivação no cargo, Marcos Rogério convidou amigos e colegas para celebrar a nomeação em um bar em Brasília na sexta-feira.