Quatro deputados estaduais tomaram posse nesta terça-feira (3) como secretários do Governo da Bahia.
O deputado Angelo Almeida (PSB) assume a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado (SDE). Natural de Feira de Santana, ele foi reeleito deputado estadual com 59.841 votos. Antes, tinha sido vereador de Feira (2009/2012), quando presidiu a Casa.
No primeiro mandato de deputado, criou a Frente Parlamentar da Pessoa com Deficiência da Assembleia Legislativa da Bahia. Em seu segundo mandato, foi presidente da Comissão Especial para Avaliação dos Impactos da Pandemia da Covid-19 e criou a Frente Parlamentar em Defesa das Políticas Públicas para a Juventude do Estado da Bahia.
Também escalado por Jerônimo Rodrigues, o deputado Osni Cardoso (PT) comandará a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). Osni foi reeleito pelo PT com 77.624 votos e é formado em pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb). Foi também prefeito de Serrinha por dois mandatos, além de presidente do Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável do Território do Sisal (Consisal) e primeiro presidente da Federação dos Consórcios Públicos da Bahia (FecBahia).
Já a Secretaria do Desenvolvimento Urbano (Sedur) ficará a cargo da deputada Jusmari Oliveira (PSD). Ela é agricultora e educadora de formação e já foi prefeita de Barreiras. Para isso, na ocasião, renunciou ao mandato de deputada federal, em 2008. “Juntos construiremos projetos, programas e vamos trazer recursos e tornarmos centros urbanos mais dignos das famílias em que neles vivem, em infraestrutura pronta para receber as chuvas, para prevermos ações importantes”, afirmou.
O deputado Tum (Avante) também assumiu um cargo no primeiro escalão do Governo Jerônimo. Ele comandará a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura. Com formação em Turismo, Tum foi eleito para o primeiro mandato na Assembleia Legislativa em 2018. No Parlamento, foi integrante titular da Comissão Especial do Complexo Intermodal da Fiol, Porto Sul e Complexo Viário do Oeste. No último pleito tentou uma vaga na Câmara dos Deputados, mas não foi eleito.