domingo 26 de janeiro de 2025
Foto: Reprodução
Home / NOTÍCIAS / Quase candidato a presidente, Silvio Santos completa 92 anos hoje
segunda-feira 12 de dezembro de 2022 às 15:05h

Quase candidato a presidente, Silvio Santos completa 92 anos hoje

NOTÍCIAS


Silvio Santos faz 92 anos neste dia 12/12/2022. O apresentador e dono do canal de Televisão SBT está afastado da apresentação dos programas por causa da pandemia. O aniversário dele é celebrado nas mansões do apresentador em São Paulo e Orlando, na Flórida.

Hoje Silvio Santos é dono do Grupo Silvio Santos, conglomerado com mais de 30 empresas. Entre elas, Liderança Capitalização (TeleSena), Banco PAN e empresa de cosméticos Jequiti. O patrimônio de Silvio é avaliado em R$ 7,2 bilhões.

Aos 14 anos, foi camelô, com o irmão Leon. O primeiro produto vendido foi capa para título de eleitor. O Brasil começava a redemocratização após o Estado Novo (1937-1945). Na foto, Senor (em pé, à dir) com pais e irmãos

A candidatura à presidência do apresentador brasileiro Silvio Santos foi oficializada no dia 31 de outubro de 1989 pelo Partido Municipalista Brasileiro, após uma reunião com seu candidato a vice Marcondes Gadelha e outros senadores do partido. No encontro, o candidato Armando Corrêa concordou em ser substituído por Silvio, que já era conhecido na televisão brasileira e havia se candidatado à prefeitura de São Paulo no ano anterior. Antes da reunião, Silvio também tentou se candidatar pelo Partido da Frente Liberal e pelo Partido Liberal.

O anúncio de sua candidatura teve grande repercussão e foi criticada por diversos candidatos, aparecendo em jornais internacionais. Pesquisas eleitorais mostravam Silvio superando o candidato que até então estava na liderança, Fernando Collor. A partir de então, surgiram pedidos de impugnação da candidatura, bem como pedidos demandando a cassação do partido de Silvio. No dia 9 de novembro de 1989, por unanimidade, o Tribunal Superior Eleitoral considerou o partido ilegal e a candidatura de Silvio foi considerada inválida.

Collor acabou por ser o ganhador da eleição de 1989. Silvio se candidatou à prefeitura de São Paulo em 1992, mas o partido também foi considerado ilegal. Em 2005, o apresentador foi procurado para uma nova tentativa de candidatura à presidência, mas ele rejeitou. Gadelha escreveu sobre a candidatura no livro Sonho sequestrado: Silvio Santos e a campanha presidencial de 1989 (2020), onde defende que a cassação do PMB foi uma conspiração política.

Veja também

Batida entre caminhões mata três pessoas no interior da Bahia

Três pessoas morreram depois que dois caminhões bateram de frente, na madrugada deste sábado (25), …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!