O Senado Federal é a câmara alta do Congresso Nacional do Brasil e existe para igualar a representatividade de todas as unidades federativas do país.
Nas Eleições 2022, a Casa terá um terço de suas cadeiras renovadas. Isso significa que os eleitores de cada estado elegerão – ou reelegerão – apenas um parlamentar para o mandato de oito anos.
Saiba tudo sobre o Senado Federal
Como funciona o Senado?
Ao legislar, por meio de suas comissões e sessões em Plenário, os senadores realizam deliberações sobre projetos de leis, propostas de emendas à Constituição, medidas provisórias do governo federal, resoluções e decretos legislativos.
Em relação à fiscalização, o Senado Federal tem competência de controlar atos do Poder Executivo, fiscalizar as contas do governo federal, avaliar políticas públicas, solicitar informações a ministros ou qualquer outro funcionário da Presidência da República e constituir Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs), para conduzir investigações que os senadores considerem necessárias.
Há também as chamadas “competências privativas”, que incluem processar e julgar por crimes de responsabilidade de presidentes e vice-presidentes, ministros, comandantes militares, magistrados, membros do Ministério Público Federal e o advogado-geral da União. Os senadores têm de aprovar escolhas de magistrados, ministros do TCU, presidentes e diretores do Banco Central, procuradores-gerais da República, embaixadores e outros cargos.
O Senado fiscaliza, ainda, operações financeiras e de crédito dos Executivos federal, estaduais e municipais, além do sistema tributário, entre outras atribuições.
Como funciona o mandato de um senador?
Durante seus mandatos, os senadores frequentam as sessões ordinárias e extraordinárias no Plenário, para discussões, votações e integram comissões que avaliam constitucionalidade e viabilidade de projetos de leis, propostas de emendas à Constituição, medidas provisórias do governo federal, resoluções e decretos legislativos.
Como é composto o Senado Federal?
Os principais organismos do Senado Federal são o Plenário, a instância máxima de deliberação na Casa; e as comissões, que podem ter caráter permanente ou temporário. O Plenário tem os trabalhos coordenados pela Comissão Diretora, composta por um presidente, dois vice-presidentes, quatro secretários titulares e quatro suplentes eleitos para mandatos de dois anos.
Onde se encontra o Senado Federal?
O Senado Federal fica na Praça dos Três Poderes, em Brasília, no Distrito Federal.
Qual o tempo de mandato de um senador?
O mandato dos senadores têm 8 anos de duração.
Este período é a menor duração para os mandatos dos parlamentares desde que o Senado foi fundado.
Na época do Império, o mandato dos senadores era vitalício. Após a proclamação da República, a Constituição de 1891 passou a determinar que os mandatos dos senadores seriam de 9 anos, com renovação de um terço da Casa a cada três anos. Apenas na Constituição de 1934, o mandato dos senadores passou a ser de 8 anos.
Quantos senadores serão eleitos em 2022?
Os senadores são eleitos no sistema majoritário, no qual os candidatos que recebem o maior número de votos absolutos são eleitos.
A cada quatro anos, o Senado renova um terço ou dois terços dos assentos da Casa.
Nas Eleições 2022, um terço da Casa será renovado e cada unidade federativa elegerá um novo representante.
Quanto ganha um senador?
O subsídio de cada senador é R$ 33.763,00 por mês. O valor é o mesmo desde fevereiro de 2015.
Qual a diferença entre Senado Federal e Congresso Nacional?
O Senado Federal é a câmara alta do Congresso Nacional brasileiro, compõe o Legislativo Federal do Brasil juntamente com a Câmara dos Deputados.
Qual é a função do Senado Federal?
O Senado Federal tem como funções legislar, fiscalizar o Poder Executivo, julgar crimes de responsabilidade de agentes públicos e atribuições financeiras, entre outras.
Quais os tipos de sessão do Senado?
Há quatro tipos de sessões legislativas no Plenário: deliberativas, não deliberativas, especiais e debates temáticos. As sessões deliberativas podem ser ordinárias ou extraordinárias. As sessões deliberativas ordinárias ocorrem todos os dias da semana, de segunda a quinta-feira às 14h, e sexta-feira às 9h. As sessões deliberativas extraordinárias têm pautas específicas e podem ser convocadas a qualquer momento.
Quantos senadores tem no Brasil?
Ao todo, são 81 senadores, representando os 26 Estados e o Distrito Federal.
Quantos senadores são eleitos por Estado no Brasil?
São três senadores por Estado e outros três representando o Distrito Federal.
O que é preciso para ser um senador?
Para poder se tornar senador, o candidato precisa ter pelo menos 35 anos, nacionalidade brasileira, pleno exercício dos direitos políticos, domicílio eleitoral no Estado que representará e ser filiado a um partido político.