quarta-feira 25 de dezembro de 2024
Foto: Reuters
Home / Mundo / MUNDO / Putin vai concorrer à reeleição na Rússia em 2024, diz agência
segunda-feira 6 de novembro de 2023 às 09:00h

Putin vai concorrer à reeleição na Rússia em 2024, diz agência

MUNDO, NOTÍCIAS


Já se vão 24 anos desde que Boris Yeltsin passou a presidência da Rússia para Vladimir Putin. E o líder russo segue em seu projeto de poder por muito tempo. Ele pretende concorrer mais uma vez ao posto nas eleições de 2024, o que significa ficar pelo menos até 2030 no Kremlin.

Segundo Leonardo Meireles, do Metrópoles, Putin é o presidente mais longevo da Rússia e da antiga União das Repúblicas Socialistas Soviéticas. Ficou mais tempo do que líderes como Josef Stalin (no poder entre 1923 e 1953) e Leonid Brezhnev, que permaneceu no cargo por 18 anos.

As informações são da agência de notícia Reuters, que confirmou com seis fontes, sob condição de anonimato, sobre o assunto. Segundo eles, Putin já tomou a decisão e agora seus conselheiros se preparam para a campanha e a recondução ao cargo. Isso porque ele tem o apoio do Estado e dos meios de comunicação, além de quase nenhuma oposição.

Por fim, seus índices de aprovação no governo, segundo levantamentos de opinião, chegam a 80%, mesmo com a guerra contra a Ucrânia trazendo dívidas e mortes à Rússia. “A decisão foi tomada – ele concorrerá”, disse uma das fontes da Reuters. Uma fonte diplomática estrangeira, também sem se identificar, afirmou que o líder russo tomou a decisão recentemente e que o anúncio ocorrerá em breve.

Porta voz: Putin ainda sem decisão

Por outro lado, em anúncio na agência de notícias russa Tass, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, afirmou que Putin ainda não anunciou a decisão de buscar outro mandato.

Quando solicitado a comentar a reportagem da Reuters segundo a qual Putin teria supostamente decidido concorrer nas eleições presidenciais de março de 2024, Peskov deixou no ar: “Putin ainda não fez nenhuma declaração sobre o assunto. Uma campanha eleitoral ainda não foi anunciada”, acrescentou.

A expectativa é que a Rússia realize as eleições presidenciais em 17 de março de 2024. O Conselho da Federação, que é a Câmara alta do parlamento, ainda vai tomar uma decisão certa sobre a data em dezembro. Depois, os partidos fazem corridas pré-eleitorais para decidir seus candidatos.

Veja também

Aceno do governo Lula ao centro para Senado em 2026 esbarra em disputas com o PT

A estratégia do governo Lula de buscar composições ao centro e até com a direita para …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!