sexta-feira 24 de janeiro de 2025
Home / NOTÍCIAS / Putin convoca reservistas, declara estado de emergência e restringe espaço aéreo da Rússia após soldados ucranianos invadirem cidade russa
sexta-feira 9 de agosto de 2024 às 10:53h

Putin convoca reservistas, declara estado de emergência e restringe espaço aéreo da Rússia após soldados ucranianos invadirem cidade russa

NOTÍCIAS, POLÍTICA


A Rússia entrou em “estado de alerta” após uma incursão inesperada de soldados da Ucrânia que invadiram e ocuparam parcialmente uma cidade no sul da Rússia na quarta-feira (07). O ataque forçou o líder russo, Vladimir Putin, a ajustar de maneira emergencial os planos de guerra. As informações são do portal, Gazeta Brasil.

Nesta quinta (08), Moscou declarou estado de emergência em Kursk, a região atacada, e convocou mais reservistas para a área fronteiriça com a Ucrânia. Além disso, o governo local impôs restrições no espaço aéreo.

No ataque surpresa de quarta, militares ucranianos conseguiram cruzar a fronteira e se envolveram em intensos combates na região de Kursk.

Houve relatos de que os soldados ucranianos conseguiram ocupar uma cidade, embora o Ministério da Defesa russo tenha afirmado que recuperou o território.

O ataque, um dos maiores da Ucrânia contra a Rússia desde o início da guerra, ocorreu na madrugada de 6 de agosto, quando cerca de 1.000 soldados ucranianos atravessaram a fronteira com o uso de tanques e veículos blindados, apoiados por drones e artilharia, segundo autoridades russas.

As forças da Ucrânia avançaram através dos campos e florestas da fronteira em direção ao norte da cidade de Sudzha, que é um ponto chave na transferência de gás natural russo para a Europa via Ucrânia.

Putin descreveu o ataque ucraniano como uma “grande provocação”. A Casa Branca informou que os EUA não tinham conhecimento prévio do ataque e buscariam mais informações junto a Kiev.

O Ministério da Defesa da Rússia declarou que o Exército e o Serviço Federal de Segurança (FSB) conseguiram conter o avanço ucraniano e estavam em combate com as unidades na região de Kursk.

Alguns blogueiros russos pró-Putin criticaram a qualidade das defesas na fronteira de Kursk, alegando que as forças ucranianas conseguiram atravessar com facilidade.

Veja também

Trapalhada da Casa Civil sobre controle de preços semeia desconfiança

Rui Costa tentou conter danos com um jogo de palavras: disse “intervenção”, queria dizer “medidas”. …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!