O presidente da Rússia, Vladimir Putin, advertiu a Polônia de que considerará qualquer “agressão” à aliada Bielo-Rússia como um ataque a seu próprio país. A declaração de Putin ocorre após Varsóvia anunciar o envio de tropas para reforçar sua fronteira oriental em resposta à presença de forças mercenárias do grupo Wagner, que estão realizando treinamentos na região.
“Qualquer agressão contra a Bielo-Rússia será interpretada como uma agressão contra a Federação Russa. Responderemos a isso com todos os meios à nossa disposição”, disse Putin durante uma reunião do Conselho de Segurança russo, que foi transmitida pela TV estatal nesta sexta-feira (21).
Sergei Naryshkin, chefe do serviço de inteligência estrangeira da Rússia, revelou durante a reunião que Moscou obteve informações de que a Polônia tem planos de assumir o controle das regiões ocidentais da Ucrânia.
Em resposta, o governo da Bielo-Rússia anunciou nesta última quinta-feira (20) que suas tropas realizarão treinamentos com os mercenários do Wagner nas proximidades da fronteira polonesa.
A Polônia é membro da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) e, caso seja atacada pela Rússia, isso abriria a possibilidade de entrada de países ocidentais na guerra entre Rússia e Ucrânia. Conforme as diretrizes do Tratado, quando um país aliado é atacado, todos os membros são considerados atacados.