O PT de Pernambuco tem uma nova carta na manga segundo a coluna de Igor Gadelha, no Metrópoles, para tentar convencer o PSB a desistir de ter candidatura própria e apoiar o senador petista Humberto Costa ao governo do estado nas eleições deste ano.
Trata-se de uma pesquisa eleitoral sobre a disputa em Pernambuco encomendada pelo partido do ex-presidente Lula. Realizado pelo Vox Populi, o levantamento será oficialmente divulgado nesta sexta-feira (28).
Os petistas, no entanto, já tiveram acesso parcial aos resultados, que apontariam ampla vantagem de Humberto em relação os deputados Danilo Cabral e Tadeu Alencar, principais cotados para serem o candidato do PSB.
O resultado deve ser colocado por lideranças do PT durante a reunião virtual que terão nesta quinta-feira (27/1) com integrantes do PSB para discutir a possível aliança em Pernambuco.
Impasses na Bahia e São Paulo
Ao lado de São Paulo e Bahia, o cenário eleitoral em Pernambuco tem sido um dos principais impasses para que PT e PSB concretizem uma aliança em nível nacional em torno da candidatura de Lula à Presidência.
Lideranças pessebistas argumentam que Pernambuco é prioridade na negociação para a aliança com os petistas, porque o estado é governado pelo PSB há 16 anos. O PT diz que após quatro mandatos consecutivos, seria a hora de girar para outro partido, o partido de Lula. Na Bahia, o caso é o mesmo, com 16 anos consecutivos no Governo da Bahia, agora seria a hora de alterar o partido no poder, por isso o vice-governador João Leão (PP), seria o nome mais cotado do que o do senador Jaques Wagner (PT), que já foi governador por dois mandatos.