Em nota enviada a imprensa, o Partido dos Trabalhadores (PT) se manifestou contra o aumento da tarifa de ônibus anunciado na manhã de sábado (30) pelo prefeito ACM Neto (DEM). O partido criticou o reajuste de R$ 0,30 que passará a valer a partir da próxima terça-feira (2).
Confira a nota na íntegra:
Ao completar 470 anos, a cidade de Salvador recebe um “presente” de ACM Neto (DEM): o aumento da tarifa de ônibus para R$4,00! Um absurdo! O PT repudia essa medida que afeta diretamente a vida do povo trabalhador e da juventude.
A população soteropolitana sofre todos os dias com a precariedade do transporte público. Não tem ar-condicionado, os veículos são antigos e sujos, em vários bairros houve redução das linhas de ônibus, trabalhadores do transporte sofrem com arrocho dos patrões! Como o prefeito espera que a população pague o preço negociado entre ele e os empresários, com o desemprego que chega aos 16% (mais que a média nacional)?
ACM Neto brinca com o dinheiro do povo em troca de promessas. Alguém acredita? A família trabalhadora não terá condições de bancar o transporte. A juventude precisa de passe livre para estudar e ter acesso à cultura e ao lazer!
A mobilidade na cidade melhorou com a finalização das obras do metrô. E ACM Neto quer ditar ordem ao governo, dizendo que o metrô também deveria aumentar a tarifa! Retirar direitos é a especialidade desse prefeito. Não por acaso ele é aliado de Bolsonaro, que quer destruir nossa aposentadoria, com a mal chamada reforma da previdência.
Nós seguiremos lutando pela gestão pública da mobilidade, que garanta transporte público de qualidade para a população. O PT estará ao lado do povo na resistência contra esse aumento. Não aceitaremos os ataques de ACM Neto!
Salvador, Bahia
30/03/2019
De acordo com o prefeito, mil novos ônibus com ar-condicionado estarão circulando na cidade até 2022. Desse total, 250 serão integrados à frota ainda este ano, na seguinte forma: 125 até 20 de julho e 125 até 20 de setembro. Neto garantiu a renovação da frota de ônibus em um acordo feito com empresários do setor de transporte.