Um exemplo que o PT realmente ficará com a vaga de Senador, está a movimentação que está começando a acontecer. O senador Ângelo Coronel (PSD), participou no último sábado (2) do programa Frequência Política. Durante a entrevista ele defendeu o nome de Otto Alencar como candidato ao governo do estado. “ O Wagner é o candidato do PT. Eu defendo uma mudança na cabeça de chapa. A chapa que eu defendo é Otto Alencar, governador, Rui Costa senador, e João Leão indicaria o vice-governador. Você, com isso, contemplaria os três maiores partidos, que são: o PT, o PSD e o PP. Isso é pra evitar, lá na frente, a chorar o leite derramado”.
A estratégia do PT é eleger o máximo de parlamentares, tudo para contribuir em um eventual governo Lula. Por isso, a legenda está acertando com os partidos aliados no Nordeste, detalhes sobre eleição em cada estado. Paulo Câmara (PSB), governador de Pernambuco, esteve com Lula e já acertaram, PT vai buscar o governo no estado de lá e o atual governador, irá disputar uma cadeira para o Senado.
Na Bahia, o que está sendo costurado é o contrário, um partido aliado, entre PP e PSD, um deles assume a cabeça da chapa e o PT fica com a vaga de senador, que deve ficar com Rui Costa, que concluirá seu segundo mandato em março, quando se afastará para ser candidato. Nas últimas pesquisas, Rui liderava com mais de 70%, consequência do governo da Bahia, que possui uma aprovação com mais de 80%.