Na última sexta-feira (9), a propaganda eleitoral do candidato ao governo do estado pelo PT, Jerônimo Rodrigues, exibiu projetos idealizados por João Leão, atual vice-governador. Nos últimos 16 anos, Leão por diversas secretarias, dentre elas a de Infraestrutura, secretaria de Desenvolvimento Econômico e a secretária do Planejamento.
A publicação entrou em contato com Leão, que disse estar ‘estarrecido’, pois o ex-secretário de Educação nada tem a ver com estes projetos.
“Isso é o desespero, só mostra mais uma vez que eles estão totalmente desesperados pois sabem que ACM Neto cresce a cada dia mais. Ainda mais modéstia a parte, quando perderam a perna do teodolito”, disse Leão.
Assista o trecho abaixo:
João Leão é considerado por empresários e políticos da Bahia, como o vice-governador que mais trabalhou pelo estado da Bahia. A reportagem apurou que nas últimas duas décadas, ele focou exatamente na infraestrutura, desenvolvimento econômico do estado.
Leão criou a Ferrovia de Integração Oeste Leste ( FIOL), que ligará o porto de Ilhéus (no litoral baiano) a Figueirópolis (em Tocantins) ainda no governo Lula, quando era deputado federal.
A restauração da BA-052 foi uma PPP (Parceria Público-Privada) criada por João Leão. A rodovia sai de Feira de Santana, vai de Ipirá a Morro do Chapéu, de Irecê a Xique-xique e Barra, que é a estrada do feijão e está praticamente toda restaurada, tudo isso é projeto de João Leão, conforme apurou o #Acesse Política.
A frente da SEPLAN Leão idealizou e viabilizou a ponte que liga as cidades Barra e Xique-Xique que foi inaugurada em 3 de dezembro de 2021, no oeste da Bahia. A estrutura foi feita sobre o Rio São Francisco e tem 1km de extensão. A ponte conta ainda com uma ciclovia, a obra beneficia diretamente cerca de 2,5 milhões de baianos.
João Leão é considerado o ‘pai da ponte’ Salvador-Itaparica. O projeto foi desenvolvido por ele quando foi secretário de Infraestrutura do estado e apresentado em março de 2009 no Centro de Convenções da Bahia, na solenidade em que Jaques Wagner, então governador, passou a Lula, então presidente, o que seria o projeto da ponte, com a presença de Norberto Odebrecht.