sexta-feira 22 de novembro de 2024
Home / POLÍTICA / PT estuda chapa com Marta para eleição em São Paulo
sexta-feira 22 de novembro de 2019 às 06:05h

PT estuda chapa com Marta para eleição em São Paulo

POLÍTICA


O PT considera ter a ex-prefeita Marta Suplicy, atualmente sem partido, na chapa que vai disputar a prefeitura de São Paulo no ano que vem. O nome dela foi citado como opção à Prefeitura de São Paulo em uma explanação feita pelo cientista social Alberto Carlos de Almeida sobre os cenários para as eleições de 2020 ao diretório nacional do PT, nesta quinta-feira (21) em São Paulo.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva estava na reunião. Na véspera, Lula disse em entrevista ao site Nocaute, do escritor Fernando Morais, que Marta foi “a melhor prefeita de São Paulo” e poderia voltar ao PT. Procurada na quarta-feira, a ex-prefeita não quis comentar a declaração de Lula. Em setembro, em entrevista ao Estado, Marta fez mea-culpa em uma tentativa de resgatar vínculo com a esquerda.

Na explanação à direção do PT, Almeida citou Marta e o ex-prefeito Fernando Haddad como opções para 2020. Haddad já disse várias vezes que não quer ser candidato. A última delas foi em uma reunião com Lula e o presidente estadual do PT de São Paulo, Luiz Marinho, na terça-feira (19).

“Ela tem dito que pode ser candidata a prefeita, a vice ou nem ser candidata, mas quer trabalhar por uma frente para enfrentar a extrema direita”, disse o ex-deputado Jilmar Tatto, um dos interlocutores do partido com a ex-prefeita.

Marta deixou o PT em 2015 para se filiar ao MDB fazendo duras críticas ao partido por envolvimento em casos de corrupção. No ano seguinte ela votou a favor do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (que também participou da reunião) e passou a ser chamada de “golpista” pelos petistas.

A presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, uma das principais críticas de Marta durante o processo de impeachment de Dilma, admitiu a possibilidade de a ex-prefeita compor a chapa do partido nas eleições para a prefeitura de São Paulo no ano que vem. “Poderia compor, com certeza”, disse Gleisi.

A presidente do PT, no entanto, disse ver poucas chances de Marta voltar ao partido. “Não penso que ele vá voltar para o PT. Nem da parte dela nem da parte do PT dá muita liga”, completou Gleisi.

Veja também

Débora Regis está na Europa conhecendo projetos para implantar em Lauro de Freitas

Os prefeitos das 14 cidades acima de 200 mil habitantes eleitos pelo União Brasil estão …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!