Instituto Vox Populi registrou na terça-feira (11) uma pesquisa encomendada pelo PT com 52 perguntas, das quais um terço analisa a imagem e a possibilidade de transferência de votos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva nas eleições deste ano. De acordo com a revista Veja, a resultado do estudo deve ficar pronto no próximo dia 17.
Segundo a publicação, a pesquisa inclui questiona se os entrevistados consideram Lula honesto, se tem mais qualidades do que defeitos e se a vida melhorou ou piorou nos governos do PT.
O estudo também pergunta se o eleitor acha que o ex-presidente deve voltar a se candidatar. Os entrevistados são questionados se o processo contra Lula teve motivação política (“pois muita gente não gosta dele”) ou se foi “um processo normal, sem se misturar com a política”.
O levantamento deve traçar cenários com potenciais adversários na corrida ao Palácio do Planalto. Entre eles, Henrique Meirelles (MDB), Michel Temer (MDB), Geraldo Alckmin (PSDB), Marina Silva (Rede), Ciro Gomes (PDT), Joaquim Barbosa (PSB), Guilherme Boulos (PSOL), Manuela D’Ávila (PC do B), Rodrigo Maia (DEM) e Álvaro Dias (Podemos). O instituto deve aplicar a pesquisa em todos os Estados, exceto Amapá e Roraima, abrangindo um universo de 2 mil entrevistados.