sexta-feira 22 de novembro de 2024
Foto: Breno Esaki/Especial Metrópoles
Home / DESTAQUE / PT dá mais um passo para enfraquecer bolsonaristas no PL
sexta-feira 10 de fevereiro de 2023 às 13:13h

PT dá mais um passo para enfraquecer bolsonaristas no PL

DESTAQUE, NOTÍCIAS, POLÍTICA


Conforme artigo do colunista Alberto Bombig, do UOL, a escolha do deputado federal Antônio Carlos Rodrigues (PL-SP) para ser o coordenador da bancada paulista na Câmara dos Deputados, com o apoio do PT paulista, foi mais um passo importante do governo Lula para rachar o partido de Jair Bolsonaro, avaliam líderes governistas ouvidos pela coluna.

Rodrigues é quadro partidário da extrema confiança de Valdemar Costa Neto, o presidente do PL, e já foi ministro dos Transportes do governo Dilma Rousseff (PT). Porém, a relação dele com os petistas não passa pela ex-presidente, mas por caciques do partido em São Paulo que têm ligação direta com Lula, como o ministro Alexandre Padilha (Relações Institucionais) e Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário).

Por conta disso, o PT já desenha um plano para aproximar Rodrigues do governo e ampliar a divisão interna no PL, isolando o grupo radical ligado ao ex-presidente Bolsonaro. Entre as ideias, está a de oferecer a Rodrigues cargos de segundo escalão na estrutura federal em São Paulo. Ainda há vagas importantes para serem preenchidas no Porto de Santos e na Ceagesp, por exemplo.

Em privado, um parlamentar envolvido nessa articulação disse que as vagas poderiam ser preenchidas por indicações feitas diretamente por Valdemar da Costa Neto, desde que “apadrinhadas” por Rodrigues. O presidente do PL mantém sua base política em São Paulo e já comandou postos importantes na estrutura federal do estado quando apoiava os governos petistas.

A bancada paulista, composta por 70 deputados e três senadores, costuma definir em conjunto a destinação de suas emendas. São colegas de Rodrigues no PL-SP os deputados Eduardo Bolsonaro, Carla Zambelli e Ricardo Salles, por exemplo, todos de oposição ao governo Lula e ligados a ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

A expectativa é de que a escolha de Rodrigues amplia o poder chamado grupo dos moderados, que defendem o diálogo com o governo Lula, dentro da bancada de 99 deputados federais do PL.

Veja também

Bolsonaro pode ser preso após indiciamento? Entenda os próximos passos do processo

Jair Bolsonaro (PL) foi indiciado pela Polícia Federal nesta quinta-feira (21) pelos crimes de abolição …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!