domingo 22 de dezembro de 2024
Gilberto Kassab e Luiz Inácio Lula da Silva em 2008 Gustavo Miranda - Agência O Globo
Home / NOTÍCIAS / PT convida PSD para governo de transição e conselho político
terça-feira 8 de novembro de 2022 às 14:15h

PT convida PSD para governo de transição e conselho político

NOTÍCIAS


A presidente do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PR), anunciou nesta terça-feira (8) segundo Malu Mões, do O Globo, que o PSD, de Gilberto Kassab, integrará o governo de transição do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva. O deputado Antônio Brito (PSD-BA) participará do conselho político de Lula durante a passagem de mandato. Os outros nomes do PSD que estarão na composição ainda não foram divulgados.

“Acabo de sair de uma ótima conversa com o presidente do PSD, Gilberto Kassab. Levei o convite para que o PSD integre o governo de transição e o Conselho Político. Mais tarde o PSD indicará os membros que Integrarão o governo de transição”, escreveu Gleisi em seu Twitter.

O PT tem buscado partidos de centro e de centro-direita para ampliar sua base de apoio. O PSD já havia integrado a gestão da ex-presidente Dilma Rousseff (PT). Durante os dois turnos da eleição presidencial, Gilberto Kassab optou por manter o partido neutro. Mas tanto Kassab, como o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), já haviam acenado a Lula. Como parte da aliança, o petista deve apoiar Pacheco na tentativa de reeleição à presidência da Casa Alta.

Apesar do PSD não ter formalizado suporte a Lula nas eleições, o petista teve apoio de lideranças importantes do partido, como o prefeito carioca, Eduardo Paes (RJ), o deputado Marcelo Ramos (AM) e os senadores Otto Alencar (BA), Alexandre Silveira (MG) e Carlos Fávaro (PSD).

Governo de transição

A transição terá pelo menos 28 grupos temáticos divididos por área e deverá ser dividida em quatro coordenações principais, que irão se reportar ao coordenador-geral, Geraldo Alckmin.

Mais cedo, a presidente do PT esteve na Câmara para convidar formalmente o MDB a participar do governo de transição, indicando um nome para compor o conselho político. Pouco depois, o vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB) anunciou que a senadora Simone Tebet (MDB-MS) liderará o grupo sobre medidas para a área social no governo de transição. A emedebista ficou em terceiro na eleição presidencial e apoiou Lula no segundo turno.

Veja também

Aliados aconselham Arthur Lira a rejeitar ministério de Lula

O futuro político do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), tem sido alvo …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!