Embora tenham postergado a confirmação, a ideia é de que a escolhida já participe dos festejos do 2 de Fevereiro, data que homenageia Yemanjá ao lado do senador Wagner
Segundo a coluna Raio Laser do jornal Tribuna, o fato político do final de semana foi, além da inauguração para o grande público do Centro de Convenções de Salvador pelo prefeito ACM Neto (DEM), por si só um evento memorável para os soteropolitanos que desejavam ver a economia do turismo retornar à capital, foi a notícia de que a Major Denice Santiago, comandante da Batalhão Maria da Penha, da Polícia Militar, foi convencida pelo governador Rui Costa (PT) e o senador petista Jaques Wagner a se filiar ao partido e concorrer à Prefeitura de Salvador. Embora tenham adotados todos eles a tática de postergar ao máximo a confirmação da informação, a ideia é de que a policial já participe dos festejos do 2 de Fevereiro, data que homenageia Yemanjá, ao lado do senador.
O jornal diz que com a provável escolha de Denice Santiago para candidata a prefeita pelo PT, o partido – ou pelo menos suas principais lideranças estaduais – esperam resolver a pressão pelo lançamento de uma candidatura negra à Prefeitura de Salvador, encampada pelo movimento “Eu quero Ela”, que agrega não apenas petistas mas representantes do Movimento Negro em Salvador.
Entre petistas – alguns negros entre eles -, a operação “Denice Prefeita”, como começou a ser chamada no partido do governador Rui Costa, tem chances efetivas de sucesso e é muito diferente daquela montada para transformar o presidente do Esporte Clube Bahia, Guilherme Bellintani, em candidato do grupo governista contra Bruno Reis (DEM). “Aquilo foi uma loucura”, disse um petista sobre o projeto Bellintani, considerado por ele uma verdadeira “Operação Tabajara”.
Vice na chapa
Quem pensou na eventual candidatura de Major Denice, já pensou também na chapa completa. Por isso, o nome do secretário Fábio Villas Boas (Saúde) passou a ser rapidamente cogitado como seu vice ideal, no caso de a candidatura da policial que comanda a Ronda Maria da Penha ser confirmada. Fábio é responsável por uma verdadeira revolução no setor de Saúde do governo Rui, publicou o jornal.