O PT divulgará nesta semana três anúncios em rede nacional de TV e rádio com ataques ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) como foco principal. “Eles tentaram destruir o Brasil. Descaso na pandemia, desastre na economia e mais de 34 milhões de pessoas passavam fome. Mas o Brasil venceu e a reconstrução do País começou”, diz um dos anúncios, que conclui com o pedido de filiação à sigla.
O vídeo foi publicado nas redes com o ataque como mensagem no título: “Eles tentaram destruir o Brasil, mas o Brasil venceu!”
Assista:
Eles tentaram destruir o Brasil, mas o Brasil venceu! E a reconstrução do país com o Governo Lula já começou. 🇧🇷🚩 #VemProPT
🌟 Vem com a gente reconstruir o Brasil. Acesse: https://t.co/fvEb64ACac e filie-se pic.twitter.com/SPqcpw93Un
— PT Brasil (@ptbrasil) May 27, 2024
O outro anúncio busca atingir o público feminino. Mulheres apresentam valores que o partido defende, como menos armas, igualdade salarial e defesa de programas sociais. “Se você concorda, vamos juntas transformar a política. Vem com a gente reconstruir ao Brasil, filie-se ao PT”, afirma a presidente do partido, Gleisi Hoffmann.
Figuras de dentro do partido dizem que o o terceiro anúncio também será voltado às mulheres, com mais uma mensagem de Gleisi em vídeo. Este novo anúncio será divulgado nesta terça-feira, 11.
Segundo o secretário nacional de comunicação do partido, Jilmar Tatto, as campanhas visam dar mais visibilidade às ações petistas. “O PT é um partido comprometido com o aumento da participação das mulheres na política e este é um governo petista, que foi eleito para reconstruir o Brasil. Queremos dar mais visibilidade às ações do nosso governo”, afirma.
As propagandas começaram a veicular no começo de junho e, nesta semana, o partido tem direito a três inserções de 30 segundos na terça-feira, 11, na quinta-feira, 13, e no sábado, 15 e serão veiculados nos horários entre as 19h30 e as 22h30. Os conteúdos continuarão sendo divulgados até o final deste mês.
Além do PT, o PL, o MDB e o União Brasil veiculam anúncios nesta semana. O PT tem direito a quatro minutos e meio, enquanto o MDB veiculará seis minutos (três minutos na terça-feira e na quinta-feira e meio minuto no sábado), o PL fará anúncio de dois minutos apenas no sábado e o União exibirá meio minuto de propagandas em cada um dos três dias, totalizando um minuto e meio.
Em um dos anúncios, o MDB colocou a ministra do Planejamento, Simone Tebet, como estrela para veicular sua mensagem de filiação, com um pedido por pacificação. “O Brasil está cansado de confusão. O Brasil precisa de compromisso e ação”, diz a ministra.
No União Brasil, o partido não se manifestou oficialmente nem divulgou as peças que serão utilizadas. Contudo, um importante representante da legenda na área afirmou que, embora o tempo de TV nos Estados seja regionalizado, quem não fez conteúdo próprio está recebendo do partido uma propaganda do governador de Goiás, Ronaldo Caiado, para ocupar o espaço. A estratégia, segundo ele, é fortalecer a imagem do governador, já pensando em 2026. Caiado já afirmou que pretende se colocar como nome na disputa à Presidência daqui a dois anos e o vice-presidente do partido, ACM Neto, bancou a possibilidade de o União Brasil lançar o governador ao Palácio do Planalto.
O PL ainda não publicou nas redes os anúncios que fará nesta semana e não respondeu ao contato da reportagem.