domingo 22 de dezembro de 2024
Home / DESTAQUE / PSD continuará com secretarias e PP pode perder espaços com Rui
sexta-feira 28 de dezembro de 2018 às 09:14h

PSD continuará com secretarias e PP pode perder espaços com Rui

DESTAQUE, POLÍTICA


Em meio a disputa por cargos entre aliados na composição do próximo governo Rui Costa (PT), circula nas hostes governistas que o PSD do senador Otto Alencar deve permanecer com o mesmo espaço que possui no atual governo: duas secretarias.

As costuras estariam fundamentadas na tese de que Rui já bateu o martelo de que não convocará para seu time nenhum deputado estadual eleito. Seu compromisso, conforme já anunciou, seria apenas com os deputados federais com sucesso nas urnas.

E nesse jogo, existiria um acordo entre Otto e o chefe do executivo estadual de emplacar o suplente do deputado federal Luiz Caetano, cuja candidatura foi indeferida pelo TSE, Charles Fernandes secretário.

Para eles, inclusive, o pedido de cassação da candidatura de Charles não seria impeditivo algum, pois até uma resolução final sair muita água ainda estaria por rolar e sendo assim, até então ele é deputado federal.

Nesse caso, o PSD deve permanecer com a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) à cargo de Marcus Cavalcanti, que seria imexível e muito provável com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), espaço que seria destinado a Charles.

Em publicação recente no Bocão News, o senador Otto Alencar assegurou que o seu partido, embora detentor da segunda maior bancada na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), não criaria obstáculos. Segundo ele, a meta é ajudar a superar a crise.

O PP, do vice-governador João Leão, por sua vez, que há muito comandava a Superintendência de Desenvolvimento Industrial e Comercial (Sudic), extinta na reforma administrativa e a Bahia Pesca que tende a ser adquirida pela iniciativa privada ou gerida por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP), pode ser compensado apenas com o Detran, perdendo assim os espaços tão ansiados.

Ficando nesse caso, se não partir para a briga como promete, levando em conta seu tamanho eleitoral, com a Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (Sihs) e a Secretaria de Planejamento (Seplan), que para o partido já não teria tanto valor por ser engessada. Rumores dão conta até mesmo que Leão cogitou entregá-la com o objetivo de abocanhar um posto mais “robusto”.

Eles possuem ainda no quesito autarquias: a Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), a Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (Cerb) e a Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (Sei).

Porém, não se sabe se permanecerão todas na cota do PP, também levando em conta o enxugamento da máquina e a necessidade de multiplicação, divisão por parte do governador entre todos os aliados. A coligação contou com 14 partidos.

O PSD, vale lembrar, conta ainda no rol dos seus cargos: a Superintendência de Atendimento ao Cidadão (SAC) e a Agência de Fomento do Estado da Bahia S/A (Desenbahia).

Veja também

Gestão Pública: Zé Cocá é anfitrião de fórum com dezenas de prefeitos da Bahia

Jequié foi palco de um encontro de lideranças políticas na noite da última quinta-feira (19), …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!