sexta-feira 22 de novembro de 2024
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Home / NOTÍCIAS / PSB vai ao STF pedir suspensão da prova de vida do INSS
segunda-feira 5 de julho de 2021 às 11:28h

PSB vai ao STF pedir suspensão da prova de vida do INSS

NOTÍCIAS


O PSB foi ao Supremo Tribunal Federal na última semana pedir o fim da volta da prova de vida para aposentados e pensionistas do INSS. A informação foi publicada na revista Veja.

A exigência do procedimento havia sido suspensa em março de 2020, no início da pandemia, e foi restabelecida, de forma definitiva, em maio de 2021.

O segurado que não realiza a prova de vida na data determinada pelo INSS corre o risco de ter o benefício bloqueado.

O pedido ao STF foi feito após o pai do vice-presidente do partido, Beto Albuquerque, morrer de Covid-19, depois de ter ido até a agência do banco fazer o procedimento. A mãe de Albuquerque, que acompanhou o marido, também contraiu a doença e está internada.

No texto pleiteado ao STF, o partido pede o reconhecimento da inconstitucionalidade da portaria do INSS que determinou a volta da exigência da prova de vida, de maio deste ano, e diz que a retomada é uma “flagrante violação dos direitos fundamentos à vida e à saúde”.

A ação justifica ainda que, segundo dados do próprio INSS, há cerca de 12 milhões de pessoas — em sua ampla maioria idosos — que estão com a prova de vida pendente, e que o deslocamento desse público até as agências configuraria alto risco de contaminação.

 

Veja também

MP-BA defende prisão preventiva em audiências de custódia de integrantes de facções criminosas

O Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) publicou nesta quinta-feira (21) no Diário de …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!