O PSB agirá no Congresso de acordo com a coluna de Guilherme Amado, do Metrópoles, para alterar o nome do ministério ocupado por Márcio França. Parlamentares do partido também tentarão transferir o setor de economia criativa para a pasta do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte.
França é filiado ao PSB de São Paulo e levou o ministério como um prêmio de consolação, após Lula desalojá-lo dos Portos e Aeroportos na minirreforma ministerial promovida em setembro.
O deputado Felipe Carreras, líder do PSB na Câmara, o senador Jorge Kajuru, líder do partido no Senado, e Heitor Schuch, o pessebista que preside a Comissão de Indústria, Comércio e Serviços da Câmara, apresentaram emendas para mudar a medida provisória que criou o ministério.
França queria ter assumido o controle da economia criativa, mas não conseguiu retirar essa secretaria do Ministério da Cultura. As emendas dos pessebistas dizem, agora, que a atividade deve constar, “de modo expresso”, entre as atribuições da pasta.
Além disso, os parlamentares sugeriram incluir a economia criativa no nome da pasta, que passaria a ser chamada de Ministério do Empreendedorismo, Economia Criativa, Cooperativismo e Micro e Pequenas Empresas.
A comissão mista que analisará o texto da medida provisória deve se reunir pela primeira vez nesta quarta-feira (6/12).