sexta-feira 22 de novembro de 2024
Home / POLÍTICA / Propostas da Bahia são apresentadas para o Plano Regional do Desenvolvimento do Nordeste
quinta-feira 13 de junho de 2019 às 10:11h

Propostas da Bahia são apresentadas para o Plano Regional do Desenvolvimento do Nordeste

POLÍTICA


As propostas da Bahia para compor o Plano Regional do Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE), da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), foram apresentadas nesta quarta-feira (12), em Fortaleza, pelo vice-governador do Estado e secretário de Desenvolvimento Econômico, João Leão, e o secretário do Planejamento, Walter Pinheiro. Durante a reunião do Comitê de Articulação de secretarias de Estado da Sudene, foi destacada a importância dos projetos apresentados pela Bahia nas mais diversas áreas, distribuídos em 11 eixos estruturantes.

O vice-governador ressaltou a importância da execução dos projetos estruturantes que desenvolvem o estado econômico e socialmente. “Temos hoje um grande projeto que é a Ponte do Desenvolvimento do Sistema Viário Oeste, que liga Salvador a Itaparica. A construção dessa ponte vai promover o desenvolvimento de várias regiões do estado e impulsionar a economia de dezenas de municípios do sistema”.

Ainda na ocasião, Leão reforçou que a Sudene deve criar um fundo, através de emendas parlamentares, para garantir a execução dos projetos dos estados nordestinos. “Planejamos nossas ações através dos PPAs, mas não podemos ficar apenas no planejamento. Temos que executar esse planejamento e precisamos de garantias que teremos como bancar nossas ações”, pontuou.

Segundo o secretário Walter Pinheiro, foi muito importante a retomada do Conselho da Sudene para o desenvolvimento regional. “Única saída para que a gente possa enfrentar esse atual período e possa ter desenvolvimento econômico, social, um plano de infraestrutura e o planejamento do Nordeste, a partir do que acontece em cada estado”, disse ao parabenizar a direção da Sudene por unificar e integrar um plano para a região, entendendo a especificidade de cada estado.

“A expectativa agora é como a gente vai dar o passo seguinte para concluir a etapa do planejamento e fazer uma compatibilização com aquilo que se trava aqui no Nordeste com o eixo nacional, com o Ministério da Economia, para que a gente possa aplicar isso, transformando a vida dos nordestinos e dos baianos”, completou Pinheiro.

Dentre os projetos agrupados em 11 eixos na Bahia, destacam-se os de infraestrutura viária, infraestrutura energética e infraestrutura hídrica, além da mobilidade urbana. São alguns destes projetos: o Sistema viário Oeste (SVO), cuja principal obra é a construção da ponte entre a cidade de Salvador e a Ilha de Itaparica; A Ferrovia da Integração Oeste Leste (Fiol), que irá proporcionar o acesso aos portos da Bahia, bem como a possibilidade de integração à futura Ferrovia Transcontinental e a Hidrovia do São Francisco, trecho prioritário de 720 km entre Juazeiro/Petrolina e Bom Jesus da Lapa, local de intercessão com a Fiol.

São destaque, ainda, a expansão da malha viária do Sistema Metroviário Salvador-Lauro de Freitas e a construção do VLT que ligará os municípios de Salvador e Simões Filho; as Parcerias Público Privadas (PPP´s) para a ampliação da oferta de água tratada e da rede de esgoto em Salvador e respectiva região metropolitana, ampliação da oferta de água tratada e da rede de esgoto em Feira de Santana e respectiva região metropolitana e a Implantação de reservatório no Rio Pojuca, região metropolitana de Salvador, objetivando a transposição para a Barragem de Santa Helena.

O PRDNE terá vigência imediata entre 2020-2023, tramitando juntamente com o Plano Plurianual (PPA) do Governo Federal e está dividido em eixos estratégicos: Inovação; Desenvolvimento de Capacidades Humanas; Dinamização e Diversificação Produtiva; Segurança Hídrica e Conservação Ambiental; Desenvolvimento Social; e Desenvolvimento Institucional.

Veja também

Débora Regis está na Europa conhecendo projetos para implantar em Lauro de Freitas

Os prefeitos das 14 cidades acima de 200 mil habitantes eleitos pelo União Brasil estão …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!