A deputada estadual Neusa Cadore (PT) sugeriu ao governador Jerônimo Rodrigues (PT), por meio de indicação protocolada na Casa Legislativa, a implementação de Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITec), no município de Barra, no oeste da Bahia.
No documento, a parlamentar detalhou sobre o Ensino Médio com Intermediação Tecnológica, uma oferta da Secretaria da Educação da Bahia que faz uso de uma rede de serviços de comunicação multimídia que integra dados, voz e imagem. “É uma alternativa pedagógica para atender a jovens e adultos que, prioritariamente, moram em localidades distantes, ou de difícil acesso, em relação a centros de ensino e aprendizagem, onde não há oferta do Ensino Médio, além de atender a localidades que tenham deficiência em profissionais com formação específica em determinadas áreas de ensino”, colocou.
Segundo a parlamentar, o EMITec prevê atendimento a todas as localidades dos municípios da circunscrição dos 27 Núcleos Territoriais de Educação (NTE). O curso em questão tem carga horária total de 3.000 horas/aula, distribuídas em três anos, nos turnos matutino, vespertino e noturno.
“O compromisso com a educação e com o desenvolvimento da comunidade é essencial para a melhoria de vida das pessoas. Desse modo, a oferta da referida modalidade de ensino, se mostra necessária na região, diante da existência de vários assentamentos, povoados e comunidades rurais que enfrentam dificuldade para acesso à educação”, argumentou.