O vereador Augusto Vasconcelos (PCdoB), comemora a aprovação nesta última semana da proposta apresentada pelo PCdoB como emenda à Medida Provisória sobre o setor aéreo, que visa a retomada de despacho gratuito de bagagem de até 23 kg em voos nacionais e de até 32 kg em voos internacionais.
Desde 2016 a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), tem autorizado a cobrança por bagagens despachadas, sob a justificativa de que essa exigência resultaria na diminuição dos preços das passagens. No entanto isso não ocorreu. Pelo contrário, os preços dispararam e o consumidor tem sido penalizado. Apenas no mês de março deste ano, um levantamento da plataforma Kayak, que considera a média das passagens de diferentes origens, mostra um aumento em comparação ao mês de janeiro de, respectivamente, 49% e 47%.
“A matéria ainda vai passar pelo Senado, mas já foi uma importante vitória que obtivemos. Como membro da Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara de Salvador, vou acompanhar a tramitação do projeto junto aos Senadores”, afirmou Augusto.