O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) estabeleceu a divisão do tempo de propaganda eleitoral no rádio e na televisão para os candidatos à Prefeitura de Salvador. A exibição começa nesta sexta-feira (30) e segue até 3 de outubro.
O atual prefeito da capital baiana, Bruno Reis (União Brasil), que concorre à reeleição pela coligação “O Trabalho Não Pode Parar”, contará segundo Mateus Soares, do jornal Tribuna, com 5 minutos e 23 segundos diários. Além do União Brasil, sua coligação inclui Republicanos, Progressistas, PDT, PL e a Federação PSDB/Cidadania. A propaganda de Bruno será a primeira a ir ao ar, começando às 7h e novamente às 12h.
Já o vice-governador da Bahia, Geraldo Júnior (MDB), candidato pela coligação “Salvador Para Toda Gente”, terá 4 minutos e 1 segundo. Sua aliança política é composta pelo MDB, Podemos, PSB, PSD, Avante e a Federação Brasil da Esperança (PT, PV, PCdoB). O horário reservado para sua estreia no rádio e na TV é às 7:05:58.
O professor Kleber Rosa (PSOL), da Federação PSOL/Rede, terá apenas 35 segundos para sua propaganda, que será exibida logo após a de Bruno Reis, às 7:05:23.
Nos municípios onde houver segundo turno, a propaganda eleitoral será veiculada entre os dias 11 e 25 de outubro. O primeiro turno das eleições está previsto para 6 de outubro, e caso seja necessário, o segundo turno ocorrerá no dia 27 do mesmo mês.
A veiculação da propaganda eleitoral é obrigatória e deve ocorrer em dois blocos diários de 10 minutos, de segunda a sábado, informa a Tribuna.
Pesquisa
Segundo levantamento realizado pela Quaest, encomendado pela TV Bahia, o atual prefeito Bruno Reis lidera a corrida eleitoral em Salvador com 66% das intenções de voto. Geraldo Júnior aparece em segundo lugar, com 9%.
Em terceiro, Kleber Rosa registra 4% das intenções, estando tecnicamente empatado com Geraldo Júnior devido à margem de erro.
Outros quatro candidatos — Giovani Damico (PCB), Eslane Paixão (UP), Silvano Alves (PCO) e Victor Marinho (PSTU) — obtiveram 1% cada, também empatados tecnicamente com o psolista Kleber Rosa.
A pesquisa tem uma margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos e um nível de confiança de 95%. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BA-07361/2024.