Os negócios capacitados pertencem a 52 municípios, dos 27 Territórios de Identidade do estado
Aconteceu na tarde desta quinta-feira (4), na sede da União dos Municípios da Bahia (UPB) o lançamento do Projeto Saber para Crescer, uma iniciativa da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), da Desenbahia e do Sebrae, que conta com o apoio da UPB. Na ocasião, o presidente da entidade foi representado pelo vice-presidente e prefeito de Miguel Calmon, José Ricardo Leal Requião (Caca).
O Projeto Saber para Crescer vai capacitar 9.600 micro e pequenos empreendedores, de 52 municípios, dos 27 Territórios de Identidade da Bahia, entre novembro de 2021 e junho de 2023, com um investimento de aproximadamente R$ 380 mil do Fundo de Promoção do Trabalho Decente (Funtrad).
No período serão realizadas oficinas sobre os principais pontos para a gestão de um negócio eficiente e lucrativo. “As pessoas precisam de recursos para retomar as atividades, mas estes não são suficientes. É importante também investir na formação e oferecer o preparo necessário para que os empreendedores sejam competitivos. Muitas empresas abrem suas portas e fecham em pouco tempo, justamente pela falta de capacitação e preparo”, avaliou Caca.
“Esse é um programa interessante porque tem como objetivo fundamental dar suporte técnico aos empreendedores para que eles tenham o melhor desempenho. Todos sabem que a economia informal cresceu muito, principalmente por conta da legislação trabalhista, que forçou os trabalhadores a irem para a informalidade. Nosso foco é exatamente o pequeno empreendedor que não tem nenhum suporte”, disse o Secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Davidson Magalhães.
O representante da Superintendência Regional do Trabalho, Maurício Nolasco, ressaltou o poder de empregabilidade dos pequenos negócios. “Esse desenvolvimento empresarial se faz muito importante porque as MPEs são responsáveis pela maioria dos empregos e rendas gerados nas atividades econômicas”.
A gerente da Unidade de Atendimento Individual do Sebrae, Fernanda Gretz, passou os detalhes técnicos para a realização do Saber para Crescer. “O nosso objetivo é apoiar e fortalecer os pequenos empreendimentos, disponibilizando o conhecimento específico e os profissionais do Sebrae. Assim, vamos contribuir com a inclusão social e produtiva dos trabalhadores, além de possibilitar o aumento do emprego e de postos de trabalho dentro das MPEs”, avaliou.
Oficinas ofertadas
SEI planejar – organizar o negócio para se adaptar às necessidades do mercado, dispor de produtos e serviços com qualidade e ampliar as possibilidades de crescimento e expansão do negócio de maneira sustentável;
SEI vender – adaptar-se às necessidades do mercado, preparar seus produtos e serviços para conquistar mais clientes e ampliar as possibilidades de crescimento e expansão;
SEI controlar meu dinheiro – como controlar o dinheiro da empresa e o fluxo de caixa. Expõe a diferença entre o dinheiro do empresário e o da empresa e como fazer o controle diário de entradas e saída do negócio;
SEI formar preço – oferece informações necessárias para o empresário entender a estrutura dos custos do seu negócio e formar preço de venda adequado para que a empresa seja rentável;
SEI crescer – estimula a busca pelo autoconhecimento para desenvolver as competências empreendedoras, refletir sobre as vantagens e benefícios do MEI e da ME, bem como os deveres legais. Aplica as ferramentas que apoiam a tomada de decisão para crescer.