quinta-feira 6 de fevereiro de 2025
Plenário da Câmara | Foto: Daniel Marenco
Home / NOTÍCIAS / Projeto permite retomar o nome e o estado civil de solteiro em caso de divórcio ou viuvez
segunda-feira 30 de novembro de 2020 às 16:48h

Projeto permite retomar o nome e o estado civil de solteiro em caso de divórcio ou viuvez

NOTÍCIAS


O Projeto de Lei 5083/20 concede ao cônjuge divorciado ou viúvo que comprovar essa condição o direto de retomar, a qualquer tempo, o uso do nome de solteiro, sem qualquer referência a vínculos conjugais anteriores. O texto tramita na Câmara dos Deputados.

O projeto, que altera o Código Civil e a Lei de Registros Públicos, também determina que qualquer um dos companheiros em união estável poderá requerer o acréscimo do sobrenome do outro ao seu, desde que haja concordância, averbando-se a alteração no registro de nascimento. Nesse caso, se houver dissolução da união estável, também será possível requerer a retomada do nome de solteiro sem qualquer referência a vínculos conjugais anteriores.

“O objetivo é proteger a intimidade daqueles que podem ser vítimas de algum preconceito tão somente pelo fato de terem se divorciado ou se tornado viúvos”, pontua o autor do projeto, deputado Capitão Alberto Neto (Republicanos-AM).

“Estamos propondo expressamente que, após ser efetivada a averbação do divórcio ou do óbito de um dos cônjuges no registro de casamento, as certidões de registro indiquem, a pedido de cônjuge divorciado ou viúvo, o respectivo estado civil de solteiro, sem mencionar vínculos conjugais anteriores”, conclui o autor.

Veja também

Denúncia do MP-BA contra envolvidos na ‘Operação Patrocínio Indigno’ é recebida pela Justiça

Denúncia apresentada pelo Ministério Público do Estado da Bahia, por meio do Grupo de Atuação …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!