“de acordo com dados coletados pela Associação Médica Brasileira, o Estado da Bahia tem menos de dois médicos para cada mil habitantes”, disse o parlamentar autor do projeto
O deputado estadual Dr. Diego Castro (PL) indicou um projeto ao governador Jerônimo Rodrigues (PT) que, por intermédio da Secretaria de Saúde, promova parcerias público-privadas para criação do Programa Saúde 24h, com o objetivo de zerar a fila dos hospitais da rede pública de saúde com atendimentos das 19h às 7h em hospitais privados contratados para esta finalidade.
“É cediço que a saúde pública da Bahia encontra-se numa situação extremamente delicada, causada, sobretudo, pela grande carga a que é submetida o sistema e a insuficiência da estrutura para comportar a referida demanda”, argumentou o deputado, na proposição encaminhada através da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA).
Dr. Diego Castro disse que, segundo a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), a Central Estadual de Regulação (CER) possui cerca de 1.100 solicitações diárias que incluem avaliações com especialistas, exames, procedimentos cirúrgicos e vagas na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). “As quatro centrais recebem, em média, 150 solicitações para UTI adulto, 30 para pediátrica, 25 para neonatal”, acrescentou o legislador.
O parlamentar escreveu ainda que, “de acordo com dados coletados pela Associação Médica Brasileira (AMB), o Estado da Bahia tem menos de dois médicos para cada mil habitantes, sendo que os referidos profissionais possuem a pior remuneração do país”. Afirmou ainda que “o Estado da Bahia é o terceiro que menos investe em saúde, sendo o gasto de R$ 2,13 ao dia por habitante”.
Por fim, o deputado disse que “o cenário é catastrófico, de modo que se impõe com brevidade a adoção de posturas para consecução de uma saúde pública melhor, que é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas”.