sexta-feira 22 de novembro de 2024
PL tramita na Casa Legislativa Foto: Ascom ALBA/Agência ALBA
Home / DESTAQUE / Projeto na AL-BA reestrutura a composição de órgãos do Ministério Público da Bahia
terça-feira 21 de março de 2023 às 08:25h

Projeto na AL-BA reestrutura a composição de órgãos do Ministério Público da Bahia

DESTAQUE, JUSTIÇA, NOTÍCIAS


O Ministério Público da Bahia (MP-BA) encaminhou projeto de lei complementar para a Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) com o objetivo de reestruturar a composição dos órgãos internos e modernizar a Lei Orgânica da instituição.

Segundo a procuradora-geral de Justiça, Norma Angélica Reis Cavalcanti, o projeto introduz no MP-BA novos órgãos auxiliares, especificamente voltados ao planejamento estratégico e ao suporte às procuradorias e às promotorias de Justiça. O projeto de lei prevê ainda a criação de órgãos periciais e de inteligência criminal e investigação das organizações criminosas, além de órgãos gestores de informação e tecnologia.

Outro mudança importante prevista no PL é a criação da Corregedoria Administrativa, com a missão de orientar o desenvolvimento na carreira. Atualmente, pontua Norma Cavalcanti, o quadro do MP se aproxima de dois mil servidores.

A proposição prevê também o pagamento de uma gratificação de 5% dos vencimentos aos promotores que estejam exercendo a função de coordenadores das promotorias de justiça regionais. O percentual, conforme explicou a procuradora-geral de Justiça na mensagem aos deputados, é o mesmo conferido aos juízes diretores de foro. Norma Cavalcanti lembrou a garantia constitucional de paridade entre as duas carreiras.

Outra mudança é a ampliação do prazo para a posse do procurador-geral de Justiça nomeado após indicação em lista tríplice, em simetria com o prazo já adotado pelo Tribunal de Justiça para a posse de seu presidente eleito.

“Para além disso”, acrescentou Norma Cavalcanti, “a proposta tem o condão de conferir maior flexibilidade para a fixação da data da eleição e posse do procurador-geral de Justiça, evitando choque com os períodos de recesso forense e Carnaval, e, consequentemente, possibilitar transição administrativa mais bem compassada e efetiva”.

Ela concluiu a mensagem afirmando que todas essas mudanças “correrão à conta dos recursos orçamentários próprios do Ministério Público do Estado da Bahia”.

Veja também

Bolsonaro pode ser preso após indiciamento? Entenda os próximos passos do processo

Jair Bolsonaro (PL) foi indiciado pela Polícia Federal nesta quinta-feira (21) pelos crimes de abolição …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!