segunda-feira 23 de dezembro de 2024
Foto: Arquivo/AL-BA
Home / DESTAQUE / Projeto na AL-BA obriga estado a repassar 15% das receitas com multas para o SUS
terça-feira 28 de maio de 2019 às 09:01h

Projeto na AL-BA obriga estado a repassar 15% das receitas com multas para o SUS

DESTAQUE, POLÍTICA


Obrigar a Estado a repassar pelo menos 15% da receita bruta arrecadada com as multas de trânsito aplicadas nas estradas e rodovias para o Sistema Único de Saúde (SUS). Projeto de lei apresentado pelo deputado David Rios (PSDB) apresentado na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) com esse teor prevê ainda que os recursos sejam destinados aos municípios que prestarem atendimento aos envolvidos nos acidentes.

Ao justificar a proposta, David Rios explicou que o objetivo é fortalecer o SUS na Bahia, “diante da constatação de que a administração pública estadual a cada ano vem aumentando a arrecadação em decorrência das multas por infração do regulamento de trânsito ocorridas nas rodovias estaduais”.

O deputado tucano reconhece que a utilização dos recursos arrecadados através dessas infrações tem destino determinado pela legislação. Mas argumenta ser inconcebível que parte desses recursos não seja priorizada para o custeio dos atendimentos aos acidentados no trânsito.

David Rios citou ainda a Lei Federal 9.503, que instituiu o Código Brasileiro de Trânsito, e é clara quando se trata da priorização da vida. Por fim, o parlamentar lembra que a saúde pública “carece desses recursos visando o reforço financeiro para a manutenção dos atendimentos de forma mais humana aos acidentados”.

Veja também

Lindbergh, futuro líder do PT, muda tom em relação ao Banco Central

Líder do PT na Câmara a partir do próximo ano, o deputado federal Lindbergh Farias …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!