domingo 22 de dezembro de 2024
Foto: Reprodução/Facebook
Home / DESTAQUE / Projeto na AL-BA coíbe a prática de tiro desportivo por menores de 18 anos
segunda-feira 8 de fevereiro de 2021 às 05:17h

Projeto na AL-BA coíbe a prática de tiro desportivo por menores de 18 anos

DESTAQUE, NOTÍCIAS


O projeto foi motivado por recente notícia do assassinato de uma adolescente com um tiro na cabeça por uma amiga de 14 anos praticante de tiro desportivo

O deputado estadual Euclides Fernandes (PDT) apresentou, na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), projeto de lei que proíbe a prática de tiro desportivo por menores de 18 anos na Bahia e sugere punição para associações, clubes e similares que burlarem a proibição. As sanções vão desde multa de até 50 salários-mínimos vigentes no país à suspensão do funcionamento em caso de reincidência.

O projeto foi motivado por recente notícia do assassinato de uma adolescente com um tiro na cabeça por uma amiga de 14 anos praticante de tiro desportivo. A menor infratora admitiu que a arma usada “no ato infracional análogo a crime de homicídio” era utilizada nas suas atividades desportivas e que o disparo aconteceu sem intenção.
“Com intenção ou não”, analisou Fernandes, “percebe-se que o cerne da questão está diretamente relacionado com a prática de tiro desportivo realizada por menores de idade”. O pedetista afirmou que seu projeto, “além de buscar evitar novas situações como a aqui mencionada, também tem o escopo de afastar o público infantojuvenil do contato direto com armas de fogo”.

Ele cita o Estatuto da Criança e do Adolescente, especificamente o inciso I, do art. 81, que “proíbe a venda de armas ou correlatos para crianças e adolescentes” e o art. 79 que veda a revistas ou publicações destinadas ao público infantojuvenil disponibilizarem “ilustrações, fotografias, legendas, crônicas ou anúncios de armas e munições, e deverão respeitar os valores éticos e sociais da pessoa e da família”.

Para o autor da proposição, não faz nenhum sentido que os meios publicitários sejam impedidos de oferecer esses conteúdos, “situação que é absurdamente menos nociva, e os jovens possam praticar tiro desportivo com armas de fogo”. Em que pese a prática de tiro ser considerada como desportiva, “entende-se que tal esporte não deve ser oferecido aos baianos com menos de 18 anos”, considera Fernandes.

Veja também

Lula lamenta mortes após acidente com mais de 30 vítimas em estrada de Minas Gerais

O presidente Lula da Silva (PT) lamentou as mortes decorrentes de acidente envolvendo três veículos …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!