Itaberaba vai receber, entre os dias 23 e 27 de setembro, a visita da Unidade Móvel do Projeto Energia com Cidadania (ECC), iniciativa que integra o Programa de Eficiência Energética do Grupo Neoenergia (COELBA). Nesse período, a população vai poder realizar diversas ações que vão da negociação de débitos, à troca de lâmpadas usadas — fluorescentes, incandescentes e halógenas — por modelos de LED.
Para participar da troca de lâmpadas é preciso ser cliente Coelba (residencial ou rural-residencial), residir em comunidade carente ou estar cadastrado na Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE). Além disso, é preciso apresentar a conta do mês de agosto paga, não possuir débitos com a Coelba e entregar até 5 lâmpadas usadas (fluorescentes, incandescentes e halógenas, com potência igual ou superior a 15w) para efetuar a troca.
Na oportunidade também serão ministradas palestras sobre uso eficiente e seguro da energia elétrica, voltadas para o cliente residencial. Também vão ser realizados cadastros para a TSEE, benefício do Governo Federal que concede até 65% de desconto na fatura de energia para usuários de baixa renda. O Projeto ECC é regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).
O Unidade Móvel do Projeto ECC vai ficar na rua Joel Presídio, na altura pa Praça Periquito. O atendimento vai ser realizado seguindo a seguinte escala: segunda-feira (23), das 11 às 16h30. Da terça (24) a quinta-feira (26), das 8h às 16h30. Na sexta-feira (27), o atendimento acontece das 8h às 14h. Consultar demais critérios para a troca de lâmpadas no próprio local.
Instituições Públicas
O Projeto também prevê ações junto a Instituições Públicas, visando potencializar os benefícios à população das comunidades atendidas. Dessa forma, algumas instituições locais da rede estadual ou municipal (escolas, unidades de saúde e outros), além de instituições filantrópicas terão o sistema de iluminação substituído por lâmpadas de LED, conforme critérios estabelecidos para este setor.
Para participar do projeto, as Instituições, além de estarem localizadas geograficamente nas comunidades populares atendidas pelo projeto, deverão atender aos seguintes pré-requisitos: Funcionar no turno da noite; Responsabilizar-se pelos insumos (soquetes, fita isolante, abraçadeiras, brocas, etc) e pela guarda dos equipamentos novos e velhos.
As Instituições também devem entregar as lâmpadas substituídas para descarte e Permitir a realização de medições de consumo de energia e potência dos equipamentos, visando quantificar a economia de energia a ser obtida, além de atender à convocação para participar de palestra sobre o projeto, conscientização sobre o uso eficiente e seguro da energia elétrica e eficiência energética.